Quadro clínico de Ariano Suassuna se agrava e situação passa de estável para instável

quarta-feira, julho 23, 2014


Houve queda da pressão arterial e pressão intracraniana está muito elevada

 Folha de Pernambuco

    A assessoria do Real Hospital Português emitiu um novo boletim médico, na noite desta terça-feira (22), informando que o quadro clínico do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna se agravou. De acordo com a nota, a situação passou de estável para instável, sendo registrada queda da pressão arterial e pressão intracraniana muita elevada no paciente. Ariano continua em coma e respirando com a ajuda de aparelhos. 
    Andréa Rêgo Barros/Arquivo Folha
    Escritor passou por procedimento cirúrgico
    Uma comitiva de políticos da Frente Popular com os candidatos Paulo Câmara (PSB), Raul Henry (PMDB), Fernando Bezerra Coelho (PSB), Felipe Carreras (PSB) e o ex-secretário de Saúde de Pernambuco, Antônio Carlos Figueira, esteve no fim da noite no hospital para visitar o paraibano que fixou raízes em Pernambuco e se tornou um dos maiores artistas da história do Estado. Parentes e amigos também estiveram no local durante a noite, em horário liberado para visitas. O ex-governador e candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, cancelou a agenda do dia em São Paulo e compareceu ao hospital, chegando por volta de 1h40, juntamente com sua esposa, Renata Campos, que é sobrinha de Ariano Suassuna.
    O autor de "Auto da Compadecida" sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e precisou passar por um procedimento cirúrgico de emergência na noite da última segunda-feira (21), no qual foram colocados dois drenos para controlar a pressão intracraniana vascular. Durante a tarde desta terça-feira (22), surgiram rumores sobre a morte do dramaturgo de 87 anos, os quais foram desmentidos pela assessoria do hospital e familiares do paciente. Conforme informações coletadas pela reportagem do FolhaPE junto a assessores do escritor, os parentes lamentaram as informações falsas, divulgadas por sites e blogs das cenas local e nacional.
    Em agosto de 2013, Ariano Suassuna precisou ser hospitalizado após sofrer um infarto agudo do miocárdio. Ele chegou a receber alta médica, mas teve que voltar ao Hospital Português após dois dias, depois de apresentar um quadro de aneurisma cerebral. Após se recuperar, Ariano continuou viajando pelo Estado para apresentar suas aulas-espetáculo, mesma atividade que desempenhou na sexta-feira passada (18), durante o Festival de Inverno de Garanhuns.
     
    Confira, na íntegra, a nota assinada pela médica neurocirurgiã Feliciana Castelo Branco a respeito do estado de saúde de Ariano Suassuna:
    "O paciente Ariano Suassuna permanece internado na UTI Neurológica do Real Hospital Português, em coma e respirando com ajuda de aparelhos. Houve um agravamento do quadro clínico e a situação é instável, com queda da pressão arterial e pressão intracraniana muito elevada"
    -- CURTA E COMPARTILHE --

    Nenhum comentário:

    Tecnologia do Blogger.