Eleições 2014: TSE lança novas campanhas de esclarecimento ao eleitor

sábado, agosto 30, 2014


“Conheça bem o seu candidato, pense antes de votar. Você é responsável pelos políticos que escolhe”. O alerta da Justiça Eleitoral aos mais de 142,8 milhões de eleitores brasileiros faz parte de uma das três novas campanhas de esclarecimento sobre as Eleições 2014, lançadas esta semana pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As peças publicitárias já estão sendo veiculadas nas emissoras de rádio e televisão de todo o país e também podem ser acessadas no Portal do Tribunal na internet.

Cada uma das três campanhas é composta de um filmete e um spot de rádio. O objetivo é esclarecer o eleitorado sobre a importância de exercer sua cidadania por meio do voto, participando ativamente das eleições e conhecendo o processo e os sistemas eleitorais. A realização de campanhas de esclarecimento pela Justiça Eleitoral é prevista na Resolução nº 22.657/2007.

“Pense bem antes de votar” é o nome da primeira campanha, que está no ar, na TV e no rádio, desde segunda-feira (25). A ideia das peças publicitárias é destacar o significado do voto consciente. Para tanto, segundo a mensagem, é imprescindível conhecer o passado dos candidatos e suas propostas, pois o voto não acaba com a escolha na urna eletrônica: depois da eleição, é hora de o cidadão cobrar resultados dos representantes eleitos.

O papel da Justiça Eleitoral

A segunda campanha, intitulada “Por trás do voto”, mostra todo o trabalho que é desenvolvido pela Justiça Eleitoral para garantir uma eleição rápida, segura e democrática. As peças desvendam o que os servidores, colaboradores, agentes, juízes e órgãos deste ramo especializado do Judiciário fazem em período de eleição ou não, há décadas, desmistificando o mito de que a Justiça Eleitoral só trabalha de dois em dois anos.

Segurança das urnas 

A última campanha, “Portas”, tem por objetivo reforçar um fato que é de conhecimento nacional e internacional há 18 anos: as urnas eletrônicas brasileiras são modernas, rápidas e, principalmente, seguras. Isso porque vários recursos de segurança – como criptografia, assinatura digital, lacração e armazenamento em sala-cofre – garantem o sigilo do voto e impedem qualquer tipo de fraude.

Campanhas anteriores

É papel institucional do TSE realizar campanhas de esclarecimento ao eleitor em ano eleitoral ou não. Com foco nas Eleições 2014, o Tribunal desenvolveu diversas iniciativas nesse sentido. A campanha “Vempraurna”, ainda no ar nas emissoras de rádio e TV, busca dar o seguinte recado aos eleitores brasileiros, especialmente aos jovens: votar é um exercício de cidadania e é por meio do voto que os brasileiros podem se fazer ouvir.

Outros temas também foram abordados em campanhas da Justiça Eleitoral desde o início do ano: voto em trânsito, atuação de mesários, participação da mulher na política, participação do eleitor sertanejo e ribeirinho nas eleições, alistamento eleitoral e mudança de domicílio, alistamento de eleitor no exterior e do jovem eleitor e recadastramento biométrico.

Todas as campanhas publicitárias das Eleições 2014 podem ser acessadas no Portal do TSE

LC/JP
-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.