Site do TSE registra quase 290 milhões de acessos durante período eleitoral

segunda-feira, novembro 10, 2014


Ouça matéria sobre o tema.

De 28 de setembro a 28 de outubro, o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou 288.788.151 acessos. Um aumento de 974% em relação ao período não eleitoral, quando a média é de 27 milhões de visualizações da página por mês.
De acordo com os dados estatísticos do portal do TSE, o primeiro e o segundo turnos apontaram picos de acesso.  Só no dia 5 de outubro, foram 55 milhões de visualizações, uma média de 1.650 acessos por segundo. Já no dia 26 de outubro, segundo turno do pleito, o site obteve mais de 17 milhões de acessos.
Os números registrados posicionaram a página do TSE em 2° lugar no ranking dos sites mais acessados no Brasil. Já mundialmente, o portal passou da posição 27.447 para 6.252.
Mesmo com a quantidade alta de acessos, o site se manteve estável e não apresentou instabilidade significativa. Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Giuseppe Janino, foram utilizados serviços de cloud computing, ou computação em nuvem, para garantir que todos pudessem acessar e navegar no portal a qualquer tempo de forma rápida e efetiva. “O site do TSE ficou pulverizado no âmbito da internet, atendendo a demanda dos provedores e do cidadão comum que buscavam informações”, explicou.
O secretário ressalta que o aumento nos acessos também se deve aos novos serviços oferecidos pelo TSE para a plataforma mobileque, ao serem acessados, buscavam as informações no portal.
Aplicativos
Os aplicativos para tablets e smartphones desenvolvidos pelo TSE também bateram recorde de downloads no período eleitoral. O aplicativo “Apuração 2014”, que disponibilizou a apuração das eleições em tempo real, ficou em 1° lugar, nos dias 4 e 5 de outubro, no ranking da Apple Store dos aplicativos mais baixados do mundo. No Brasil, ele foi utilizado por aproximadamente 40 milhões de usuários.
O TSE ainda disponibilizou outros aplicativos como a versão mobile do sistema “Locais de Votação”, que permitiu ao eleitor consultar de forma mais rápida o seu local de votação ou de justificativa, além de informações sobre as principais ações e atividades da Corte. O sistema “Divulga”, na versão desktop (computador de mesa), e o “DivulgaWeb”, também puderam ser acessados por meio do site do Tribunal, com informações sobre a apuração dos resultados.
FP/JP
-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.