Cid quer Enem on-line e mais de uma vez por ano

sábado, janeiro 10, 2015

O ministro da Educação, Cid Gomes, colocou em discussão uma proposta polêmica. Ele vai propor a presidente Dilma Rousseff a instituição de uma prova on-line no Enem e ressuscitar um projeto do governo federal de aplicar mais de um exame a cada ano.

“Vou levar a proposta à presidente Dilma”, disse Cid Gomes, em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo, referindo-se às mudanças no exame para ingresso no ensino superior e que tem a participação de mais de 6 milhões de estudantes.

A idéia é acabar com a aplicação da prova num único fim de semana, criando uma janela de dias em que os alunos poderiam ir a locais credenciados para fazer o Enem.

A prova deixaria de ser em papel e passaria a ser respondida em terminais de computadores, nos quais estariam disponíveis bancos de perguntas. “Cada aluno faria uma prova diferente, com escolha aleatória das questões”, afirmou Gomes.

O modelo tem semelhanças com o SAT, uma espécie de Enem dos Estados Unidos, que permite a aplicação de questões distintas simultaneamente. A metodologia do Enem, a chamada TRI (Teoria de Resposta ao Item), possibilita a elaboração de provas diferentes com o mesmo grau de dificuldade.

O ministro da Educação ainda não tem um calendário definido sobre o projeto. Cid Gomes diz que quer adotá-lo em seu período à frente da pasta. A aplicação da prova, segundo ele, ficaria a cargo de uma rede previamente credenciada e pública –universidades federais, por exemplo.

O aluno teria a chance de fazer quantas edições desejasse –caberia então às instituições de ensino superior indicar quais versões seriam aceitas para o ingresso. Gomes defende que a primeira aplicação seja gratuita, às custas do governo. Nas demais, o desembolso ficaria a cargo do estudante.

Com informações do Jornal Folha de São Paulo

-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.