HENRIQUE BRASILIANO:"PODEREI SER CANDIDATO PELA 3º VIA A PREFEITO DE SERTÂNIA"

segunda-feira, abril 27, 2015


Estamos iniciando a nossa segunda série de entrevistas com os possíveis candidatos a candidatos a prefeito de Sertânia. Nessa série estreia o jovem Henrique Brasiliano,  advogado, filho do ilustre advogado e vereador de Sertânia por seis mandatos consecutivos, o saudoso Bartolomeu Brasiliano. Henrique Brasiliano é  Bacharel Administração de Empresas com Especialização em Comércio Exterior, Bacharel Ciências Jurídicas (Direito), Pós Graduado em Planejamento e Gestão Organizacional, e cursando Pós em Direito Eleitoral, além de uma vasta gama de cursos de extensão. Tendo como experiência profissional a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, passando pelo Banco BGN como Supervisor Financeiro e de Expansão posteriormente vendido a Cetelem Brasil empresa do Grupo PNP Paribas, depois passando para o Wal Mart Brasil empresa compradora do grupo Bompreço e maior varejista mundial como Coordenador Regional de Propriedades (Property Manager), e por fim, antes de assumir a advocacia em minha cidade como Gerente Executivo da MG Empreendimentos.  Este é o filho de Dr. Bartolomeu, Vamos a entrevista:
TM - COMO O ADVOGADO E POLÍTICO HENRIQUE BRASILIANO ESTÁ VENDO A POLÍTICA HOJE NO BRASIL.
Henrique – Primeiramente agradecer a oportunidade que o Professor e Blogueiro Esequias Cardoso está nos proporcionando. É impressionante como as pessoas, de todos os níveis, perguntam e comentam sobre a situação política do momento, no Brasil. Há certa desorientação e inquietação generalizada. Quem está certo? Quem está dizendo verdades? Quem está se aproveitando da situação?  Quem está, descaradamente, mentindo? No que vai dar tudo isso que está sendo dito e mostrado? As pessoas estão perplexas. Então, se hoje alguém se pergunta: por que a situação política está tão caótica, atrapalhada e desorientada, certamente, não é culpa da população. Essa sabe muito bem quais são suas necessidades prementes e urgentes. Mas sabe também que não é escutada. Conseguiram cortar a garganta da população! Mas,aos poucos, a indignação começa a tomar corpo. E, não fiquemos admirados e surpresos com mudanças radicais que possam surgir!
TM – ESTAMOS DIANTE DE DIVERSOS QUADROS NOVOS NA POLÍTICA SERTANIENSE, JOVENS QUERENDO PARTICIPAR ATIVAMENTE DA VIDA POLÍTICA DO SEU MUNICÍPIO, COMO VOCÊ OBSERVA ISSO?
Henrique – O interesse dos jovens de votar nas eleições e de participar ativamente da vida política brasileira mostra-se permanente O cientista político Octaciano Nogueira afirma que o jovem de 16 ou 17 anos, ao votar, revela que tem real interesse pela política, já que vota voluntariamente. Segundo ele, o ato de votar tem muito a ver com informação, com nível de participação e com instrução, entre outros aspectos. Ele lembra que a população brasileira está crescendo e que, portanto, o eleitorado juvenil também está. Diante de tal contexto, nossa Sertânia não está indo na contra mão, aqui também os jovens estão buscando seus espaços, procurando entender mais e buscar maiores informações de nossa política e de nossos políticos. Hoje com o advento da internet, as informações são em tempo real, tudo a sua frente e de forma abundante. Então, nada mais do que salutar a nossa juventude a procura de novos rumos em nossa política.
TM – E POR FALAR EM JUVENTUDE, OBSERVAMOS ATRAVÉS DA ÚLTIMA ELEIÇÃO PARA PREFEITO QUE A NOSSA JUVENTUDE APOSTAR MACIÇAMENTE EM UMA FIGURA NOVA APARA ADMINISTRAR O MUNICÍPIO, HOJE É PÚBLICO E NOTÓRIO QUE ESSA MESMA JUVENTUDE DECEPCIONOU-SE, COMO VOCÊ AVALIA ESSE QUADRO?
Henrique  – Não posso afirmar que “HOJE É PÚBLICO E NOTÓRIO QUE ESSA MESMA JUVENTUDE DECEPCIONOU-SE” com o atual governo, vejo algumas decepções, magoas, angústias de alguns que faziam parte do bloco e que esperavam mais da administração, como vejo uma oposição sem muita credibilidade, já que a faz pura e simplesmente para agredir e denegrir a imagem de alguns, chegando as vezes na esfera pessoal, esse tipo de política hoje é inadmissível, temos que ter uma política voltada para propostas e ideias plausíveis de execução.
 TM – SENDO FILHO DE UM POLÍTICO DE POSIÇÕES FIRMES E QUE DEIXOU IMPORTANTES LEGADOS PARA A HISTÓRIA POLÍTICA DE SERTÂNIA, QUE TINHA UM SENSO CRÍTICO BASTANTE APURADO, SENDO INCLUSIVE O VEREADOR COM MAIOR NÚMERO DE MANDATO NA CÂMARA DE SERTÂNIA, VOCÊ ACHA QUE COMO POLÍTICO, DR. BARTOLOMEU REALIZOU SEU SONHO?
Henrique –  Como não dizer que sim! Foi vereador por seis mandatos, foi Secretário de Administração, Finanças e Procurador do Município, creio que só isso bastaria, mas não, temos que dizer que ele saiu de um Povoado, filho de um Carreiro e de uma Professora Primária para ser tudo isso. Foi um advogado de renome, respeitado por onde passou, sem deixar uma macula se quer. Foi pai, chefe de família, amigo, líder e conselheiro. Isso é mais do que vencer, muito mais do que ele imaginava ele teve, mas por ser o homem que era, por ter todas essas qualidades que foram postas a ele e algumas outras não citadas, por isso, muitos ainda pensam que ele não foi um homem realizado. Mas sem sombra de dúvidas ele assim o foi.
TM –  VOCÊ PODE SER CANDIDATO A PREFEITO DE SERTÂNIA POR UMA POSSÍVEL TERCEIRA VIA E QUAL SERIA SEU PARTIDO?
 Henrique –  Sim, poderei ser candidato, mas o ponto chave é criarmos e alicerçarmos a 3ª via. Com relação ao partido, temos algumas situações que estamos trabalhando, para que possamos ter uma estratégia eleitoral bem definida e solida.
TM -  NUMA SITUAÇÃO HIPOTÉTICA DE ADIAMENTO DE SUA CANDIDATURA E A NÃO CONCRETIZAÇÃO DA TERCEIRA VIA QUAL DOS GRUPOS TERIA O APOIO DE HENRIQUE BRASILIANO, ÂNGELO OU GUGA?
Henrique –  Hoje não trabalhamos a hipótese de não se ter a terceira via, por isso, não tenho como me posicionar com relação as facções políticas existentes hoje em Sertânia.
 TM –  O QUE FEZ, NA SUA OPINIÃO A VOLTAR A TONA A DISCUSSÃO DE UMA TERCEIRA VIA PARA SERTÂNIA?
 HB – Novas ideias, novos caminhos, posições diferentes de se fazer e ver a política, isso é o que faz se ter uma 3ª ou 4ª via em Sertânia.
 TM –  E POR FALAR NISSO QUAL O MAIOR SONHO DO JOVEM POLÍTICO HENRIQUE BRASILIANO NA POLÍTICA E PARA SERTÂNIA?
Henrique –  Não vislumbro o impossível, vislumbro uma política de oportunidades para os Sertanienses, uma política de propostas e ações, e não o que vemos por aqui, que é uma política retrograda e coronelista. Sonho uma Sertânia prospera com uma política desenvolta, onde quem quer que esteja no poder, esteja buscando o melhor para nossa terra.
 TM – SABE-SE QUE SEU PAI, BRILHANTE VEREADOR E ADVOGADO  SEMPRE FOI PARTIDÁRIO, INCLUSIVE, AJUDOU A ELEGER O PREFEITO QUE ORA SE ENCONTRA ADMINISTRANDO SERTÂNIA, QUAL SUA POSIÇÃO COM RELAÇÃO A ESSE ATUAL GOVERNO MUNICIPAL?
Henrique – Os reflexos da crise econômica que atinge o país chegaram aos municípios pernambucanos, que ao meu ver decidiram reduzir consideravelmente os gastos com o supérfluo. O discurso dos prefeitos é semelhante. Se são semelhantes, o do nosso não poderia ser diferente. No meu ponto de vista, sem dinheiro, as verbas têm de ser remanejadas para áreas prioritárias, como saúde e educação. Mas se isso está acontecendo, não sei avaliar, o grande medidor dessa avaliação é a população, população essa que se beneficia desses serviços. O que podemos ver é que há uma defasagem quanto ao término das obras que foram iniciadas em nosso município, bem como o início de outras que já tiveram seus recursos liberados. Temos que entender que quanto mais obra, quanto mais recurso gasto em nosso município, mais receita irá gerar, gerando receita, mais receita teremos para investir, e assim por diante. 
  
TM – COMO VOCÊ AVALIA A ATUAÇÃO DOS GRUPOS POLÍTICOS EXISTENTES EM SERTÂNIA E QUE DE CERTA FORMA DETÊM O PODER, UMA DO GOVERNO DO ESTADO E O OUTRO A PREFEITURA E ATÉ A PRESIDÊNCIA?
 Henrique – A política em nosso país ela é interligada, uma cidade como Sertânia que tem uma arrecadação baixíssima de dividendos sempre vai precisar das benesses do Estado e da União, caberá a nós políticos as melhores formas de irmos atrás de tal benesses. Temos que aprendermos a ver Sertânia, como a cidade de Sertânia, e não como grupos políticos que se alternam no poder, esse tipo de pensamento é que faz com que sejamos tão pequenos em nossas propostas políticas e de homens públicos. Temos que aprender ver o todo, o macro e deixarmos de ver o pequeno, temos que pensar grande e pensar no coletivo, pensar o bem de nossa cidade.
 TM – TEMOS AÍ ALGUNS NOMES POSTOS PARA POSSÍVEIS CANDIDATOS A CANDIDATOS, ALGUMAS NOVIDADES, JULIO CÉSAR, IRMÃO SIQUEIRA E ATÉ PAULO ROBERTO, COMO VOCÊ AVALIA ESSE FENÔMENO?
 Henrique – A democracia tem dessas coisas, creio que é bastante salutar até porque irá fazer com que nossa população interaja com esses pré-candidatos e possa até mesmo influir em suas possíveis candidaturas.
TM – PELÉ, O GRANDE REI DO FUTEBOL CERTA VEZ DECEPCIONADO COM A POLÍTICA BRASILEIRA, DISSE QUE O BRASILEIRO NÃO SABE VOTAR, QUAL SUA OPINIÃO SOBRE ESSE TEMA, ENQUANTO JOVEM POLÍTICO E ADVOGADO. O POVO SABE VOTAR?  
Henrique  – Creio que já foi bem pior! Hoje o nosso cidadão ele já ver as eleições com outros olhos, e tudo isso por causa da cultura, da educação que ele vem acumulando através de todos esses anos. Falta muito a nós brasileiros votarmos livres e em nossas próprias convicções, mas estamos aos poucos chegando nesse nível. É demorado, mas estamos indo atrás desse ideal.
 TM – SEM QUERER SER VISIONÁRIO E NEM PROFETA, VOCÊ ACHA QUE É POSSÍVEL VISLUMBRAR O CENÁRIO POLÍTICO SERTANIENSE PARA O AMANHÃ, OU SEJA, PARA AS ELEIÇÕES DE 2016?
 Henrique – Sem profetismos algum, o certo é que teremos 03 (opções) para dirigir o nosso município, agora quais sejam, isso não poderei nesse momento falar, não por que não queira, mas por não saber.
TM –  EM LINHAS GERAIS E DE FORMA DIRETA, VOCÊ ACHA QUE A COMUNIDADE SERTANIENSE ESTÁ BEM ASSESSORADA POLITICAMENTE?
 Henrique   Creio que enquanto todos não vislumbrem uma Sertânia melhor e mais forte, ela sempre estará em maus lençóis, temos que ao final de cada eleição desarmarmos nossos palanques e procurar dar e trazer o melhor para nossa cidade. E isso não vejo, vejo sempre um culpando ao outro por nada dar certo.
 TM – QUAL A GRANDE MENSAGEM QUE VOCÊ MANDARIA PARA ESSE GRANDE POVO. QUE INCLUSIVE ELEGEU SEU PAI TODAS AS VEZES QUE ELE SE CANDIDATOU A VEREADOR, ACREDITANDO EM SUAS POSIÇÕES E CERTOS DE QUE TERIA NA CÂMARA DIREITO A VEZ E VOZ.
Henrique – Que não desistam de nossa política, e nem tão pouco de nossa Sertânia, pois dias melhores virão e com certeza estaremos lado a lado nessa empreitada. Como diria o revolucionário mexicano Emiliano Zapata “É melhor morrer de pé, do que viver de joelhos”
-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.