Há um ano na 22ª edição da Tradicional Missa do Vaqueiro de Custódia, o ex-prefeito Luiz Carlos em nome do povo custodiense homenageava saudosos guerreiros vaqueiros

sábado, março 11, 2017
Fotos: Robson Patriota

Por Juliano Oliveira


(Matéria publicada em 2016)

"Na boiada já fui boi...Boiadeiro, já fui rei... E já que um dia montei, agora sou cavaleiro... Laço firme e braço forte num reino que não tem rei... Mas o mundo foi rodando nas patas do meu cavalo, e no grande círculo da ciranda, fomos homenageados pelo prefeito Luiz Carlos."

Na tradicional Missa do Vaqueiro de Custódia, que se realizará  neste sábado (12), o prefeito do município de Custódia, Luiz Carlos Gaudêncio terá a honra de homenagear os saudosos vaqueiros:



                                        

Biografia – José Cardoso Filho (Sinhozinho)

O Senhor José Cardoso Filho (Sinhozinho), nasceu na cidade de Alcantil, Paraíba, no dia 09 de abril de 1938. Com 12 anos de idade veio para Custódia morar no Sítio Timbaúba com o seu tio Zéu, onde morou até os 35 anos de idade, e se casou com Maria Cordeiro Cardoso (Dona Lia), onde tiveram 07 filhos, são eles: Celisvaldo, Celilson, Suelene, Celisvânia, Cristomério (in memoriam), Suely e Júnior Cardoso.

Com seus 35 anos conheceu Dilson Galvão, veterinário de Caruaru, que veio para a região, a partir daí veio o seu interesse pela profissão de veterinário para cuidar dos animais da região. Sempre foi um bom vaqueiro, tanto das pistas como da caatinga, muito conhecido e respeitado em toda região.

No ano de 2012 precisou fazer uma cirurgia de próstata onde foi proibido de montar à cavalo, mas, como essa era uma das suas paixões, ele achou que estava curado, continuou a montar e cuidar dos animais.

No ano de 2014 veio à piora e começaram os seus tratamentos em Recife. Com esperanças de melhoras, mas o tratamento não deu o resultado esperado. No dia 19 de abril de 2015 veio a falecer ao lado dos seus familiares, deixando muita dor e saudade.

Dia antes do seu falecimento disse aos seus filhos que estava muito feliz por estarem todos juntos.
Sinhozinho, sempre foi um homem de muita fé em Deus e Nossa Senhora.

Bom esposo, pai atencioso, conselheiro, preocupado com seus filhos e netos.

                                                    
Biografia – Cristomério Cardoso

O Jovem Cristomério Cardoso, nasceu na cidade de Custódia, Sertão de Pernambuco, no dia 12 de abril de 1981. Filho de José Cardoso Filho (Sinhozinho) e Maria Cordeiro Cardoso (Dona Lia).

Irmãos:  Celisvaldo, Celilson, Suelene,  Suely e Júnior Cardoso.

No ano de 2009 casou-se com Mariana onde tiveram um único filho, Pedro Henrique.

Cristomério, sempre participou das pegas de boi no mato com seu cavalo de confiança, o cavalo “Manchete” o qual tinha muita estima. Ele sempre viajava a trabalho e deixava seu cavalo aos cuidados do pai (Sinhozinho) que cuidava com muita satisfação.

Vivia sempre sorridente e gostava de fazer amizades.
No dia 19 de abril de 2015 perdeu seu pai (Sinhozinho) pelo qual tinha muito respeito e atenção, aí veio a tristeza que tomou conta da sua vida. Mas continuou vivendo sua vida com apoio à familiares e amigos.

Até que no dia 31 de janeiro de 2016 estava indo para o sítio Brabo cuidar dos animais, inclusive o seu cavalo Manchete, e sofreu um trágico acidente de moto onde veio a falecer no local, sem receber os primeiros socorros.

Deixando sua família e amigos muitos tristes com sua irreparável perda.


Biografia – Nivaldo José de Melo (Nivaldo de Napoleão)


Nivaldo José de Melo, o popular Nivaldo de Napoleão foi um sertanejo possuidor de incontestáveis qualidades morais, ética e sobre tudo humanas. Sua vida foi sinônimo de trabalho, perseverança e de simplicidade.

Natural de Iguaraci, Sertão de Pernambuco, nasceu no dia 15 de outubro de 1948. Filho do Senhor Napoleão José de Melo e da Senhora Ventura Alves Martins.

Ainda pequeno o menino Nivaldo e sua família açoitados pela seca vieram morar em Custódia, onde viveram e cresceram no Sítio Tamboril tirando o sustento do cultivo de cultura de subsistência em roçados da época. Vindo assim, sua paixão pela agricultura e pecuária.

Ainda muito jovem conheceu a jovem Maria Conceição de Melo, com quem casou e viveu um matrimônio feliz por 45 anos. Dessa união nasceram 5 filhos: Andréia, Adriana, Adrinália, Maria Aparecida e Cicero Márcio de Melo (Negão) (in memoriam), os quais deu o sustento e os educou.

Nivaldo de Napoleão sem esperar sofreu de um mal súbito que os tirou da terra e levou para eternidade em 13 de julho de 2015.

Nivaldo de Napoleão era uma grande figura humana. Amou Custódia, o sertão, Pernambuco, o Nordeste, o Brasil, nossa cultura.

Amou sua família, seus amigos, seus conterrâneos, a terra e os animais.

Honrou nossas melhores tradições de bravura, lealdade e patriotismo do povo pernambucano.

Sua morte nos deixou todos de luto, mas sua herança de trabalho na lida do campo, de amor, há de ser sempre preservada. Seu exemplo há de ser seguido por outros e transmitidos às novas gerações.
-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.