Hans Donner quer mudar a bandeira do Brasil

sábado, novembro 11, 2017
Hans Donner quer mudar a bandeira do Brasil

O designer gráfico mais famoso do Brasil – responsável, por exemplo, pela criação da atual marca da Globo e de suas principais vinhetas, Hans Donner está lançando uma ideia ousada para alterar o maior símbolo do Brasil: a bandeira nacional.
“Queremos atualizar a nossa bandeira para que ela reflita uma nova visão de país e a crença num futuro melhor; gerar um sentimento mais positivo e começar por aí a resgatar a solidariedade que não pode faltar num símbolo da nação”, garantiu Donner em entrevista exclusiva por telefone ao Tribuna Ribeirão. O designer vai lança hpje (9) a ideia na abertura da II Edição do Fórum do Amanhã, que acontece na cidade mineira de Tiradentes até a domingo, 12.
Donner propõe uma mudança gráfica nas cores, um degradê no verde e no amarelo em sentido oposto de uma cor à outra, mas a principal alteração vem na forma como a mensagem positivista ficaria disponibilizada no círculo azul. Pela nova ideia, a frase “Ordem e Progresso”, da atual bandeira seria substituída por “Amor, Ordem e Progresso” e, da esquerda para a direita, a frase se eleva para o alto, ao contrário da atual frase que “cai” do alto para baixo, dentro da faixa branca. “Foi a primeira coisa que aprendi, quando comecei a estudar design em Viena. Da esquerda para a direita, uma frase sempre sobe, se eleva e não despenca, como acontece com a bandeira do Brasil”, destaca Donner.
Segundo ele, essa disposição – que a grande maioria dos brasileiros não percebe (e esse repórter também até então) é o maior símbolo do sentimento de inferioridade que o brasileiro possui. “É o reflexo da lama que estamos”, destaca, lembrando que uma das mais famosas aberturas de novela que fez, “Deus nos Acuda”, de Sílvio de Abreu em 1992, já retratava exatamente a situação do país, uma lama que encobre os padrões “burgueses” mas que parece não afetar a vida das pessoas.
Perguntado sobre se teme algum tipo de rejeição à sua ideia, Donner diz que “depois que caiu de avião e sobreviveu, não planeja, nem se preocupa com os rumos de sua vida. “As coisas simplesmente acontecem”, frisa. Hans e sua esposa Valéria Valenssa – a Globeleza por quase 15 anos – sofreram um acidente com um jatinho na Baía da Guanabara, em julho de 1997, mas escaparam ilesos nadando.
100 mil assinaturas
Os brasileiros poderão assinar uma petição virtual para propor a mudança na bandeira brasileira no Congresso Nacional, por meio do site de petições públicas – AVAAZ.ORG. A petição precisa de 100 mil assinaturas. O endereço da pesquisa, já disponibilizado para o público é: https://secure.avaaz.org/po/petition/Congresso_Nacional_Uma_Bandeira_Positiva_Para_o_Brasil/
Atual bandeira do Brasil é da República – 1889
A ideia da atual bandeira foi desenvolvida por um grupo formado pelo positivista Raimundo Teixeira Mendes, vice-diretor do Apostolado Positivista do Brasil, por Miguel Lemos, diretor do Apostolado Positivista do Brasil, e por Manuel Pereira Reis, catedrático de astronomia da Escola Politécnica do Rio de Janeiro. O desenho do disco azul foi executado pelo pintor Décio Vilares e, por indicação de Benjamin Constant, acrescentou-se em meio às estrelas a constelação do Cruzeiro do Sul, com as estrelas Acrux e Gacrux equilibradas no instante 13 sideral.
Embora não houvesse mais modificações quanto às dimensões e as suas formas, a bandeira adotada pelo decreto n.° 4, de 19 de novembro de 1889, permanece intacta até hoje, à parte o acréscimo de algumas estrelas, no círculo azul, representativas dos novos Estados.
Fórum de Tiradentes
O “Fórum do Amanhã” nasceu das ideias de dois pensadores, Domenico De Masi, o sociólogo italiano que vê o Brasil com olhos generosos e um dia desafiou os intelectuais brasileiros a repensar o País e Eduardo Giannetti, que aceitou o desafio e escreveu Trópicos Utópicos, uma reflexão sobre o sonho brasileiro, sobre o que o Brasil ainda não é, mas pode ser.
Entre as inquietantes questões que serão debatidas no Fórum, estão, por exemplo, “Qual é o sonho brasileiro?”; “Qual o Brasil ideal que pulsa e vibra no coração do Brasil real?”; “Quais são os elos que nos ligam ao mundo e que traços nos definem como nação, a partir de um olhar utópico e mirando o futuro?” e “Que constelação de valores seria capaz de nos unir em torno de um projeto de realização e originalidade no mundo globalizado?”.
Tiradentes, cidade histórica de Minas Gerais, foi escolhida porque, segundo os organizadores “é o local ideal para se projetar o futuro sonhado do Brasil por seu valor simbólico, como berço da Inconfidência e terra de nosso maior herói”.
A cidade também é conhecida por seus eventos de sucesso, como a Mostra de Cinema, o Festival de Gastronomia, Artes Vertentes, Tiradentes em Cena e Foto em Pauta, entre outros.
-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.