Deputados cobram mais ação do governo para reestruturar Dnocs

quinta-feira, novembro 29, 2012


Parlamentares presentes à audiência pública da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público cobraram mais ação do governo federal para reestruturar o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). O debate foi encerrado há pouco.
“O nosso governo federal não teve interesse em revitalizar”, disse o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE). Ele afirmou que a autarquia é uma “biblioteca de experiência” e não pode ser novamente extinta. Em 1999, no governo Fernando Henrique Cardoso, o Dnocs foi extinto por medida provisória, mas foi recriado quatro meses depois por pressão de servidores, governadores e parlamentares.
Segundo o deputado José Airton (PT-CE), o órgão está ficando fora de programas do governo federal, como a transposição do Rio São Francisco. “Tive de dar um pito na presidente Dilma por ter lançado um programa de irrigação e não chamar o órgão com maior representatividade na área”, disse. Para ele, o Planalto conversa apenas com os governadores e não com as bancadas estaduais para resolver problemas como a seca.
O deputado Arnon Bezerra (PTB-CE) afirmou que o problema do Dnocs não é de um governo. “Víamos a crítica no governo de Fernando Henrique Cardoso e agora vemos isso nos governos Lula e Dilma”, disse.
O autor do requerimento do debate, deputado Eudes Xavier (PT-CE), informou que a comissão irá intermediar reuniões de trabalho da diretoria e servidores do Dnocs com os ministérios da Integração Nacional e do Planejamento para debater a reestruturação. Ele disse que também criará uma frente parlamentar em defesa da autarquia para debater a reestruturação com o governo e a sociedade.
Reportagem –Tiago Miranda
Edição – Mariana Monteiro

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.