EX-Presidente Lula fala sobre o dia da Consciência Negra

terça-feira, novembro 20, 2012

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Foto: Na conferência que fez esta tarde no Centro de Documentação Samora Machel, em Moçambique, Lula foi apresentado por Graça Machel, viúva de Samora Machel e esposa de Nelson Mandela. Ela agradeceu a presença de Lula: “Eu quero dizer que nos honra com sua presença em Moçambique, e também por dedicar o seu tempo ao nosso herói. E ligar o herói de Moçambique e o herói do Brasil, para nos ajudar, com referências do passado e do presente, a eninarmos a continuar a sonhar, a continuar a lutar, mas sobretudo a produzir o bem-estar para milhões e milhões de moçambicanos e africanos. Obrigada, presidente”.

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Hoje é comemoado o Dia da Consciência Negra no Brasil. Estou em Moçambique e não poderia deixar de lembrar a importância dessa data. Ela marca não apenas a morte do grande líder Zumbi dos Palmares, mas também a necessidade de continuar avançando a cada dia na inclusão e valorização dos negros em nossa sociedade. As cotas nas universidades, em conjunto com outros programas de democratização do acesso ao ensino superior, como o Fies e o Prouni, foram uma grande conquista. Tudo isso fez com que a porcentagem de negros que cursam ou concluíram o ensino superior tenha quase dobrado Brasil, entre 2005 e 2011. Temos avançado muito e tenho certeza que conquistaremos ainda mais nessa luta para que todos os brasileiros tenham direito a oportunidades iguais.


Na conferência que fez esta tarde no Centro de Documentação Samora Machel, em Moçambique, Lula foi apresentado por Graça Machel, viúva de Samora Machel e esposa de Nelson Mandela. Ela agradeceu a presença de Lula: “Eu quero dizer que nos ho
nra com sua presença em Moçambique, e também por dedicar o seu tempo ao nosso herói. E ligar o herói de Moçambique e o herói do Brasil, para nos ajudar, com referências do passado e do presente, a eninarmos a continuar a sonhar, a continuar a lutar, mas sobretudo a produzir o bem-estar para milhões e milhões de moçambicanos e africanos. Obrigada, presidente”.

-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.