Bacamarteiros de Custódia

quarta-feira, dezembro 12, 2012



Apresentação de grupo de bacamarteiros em frente a matriz de São José, dia 14 de março de 2012, durante festividades do padroeiro local. O grupo é formado por senhores, que mantém a tradição do bacamarte viva em nosso município. Todos são autorizados pelo exército para manusear essa arma de fogo curta, de cano largo e curto, reforçada na coronha.




O bacamarte de amurada é uma das armas mais especializadas em uso nos séculos XVIII e XIX. Era de grande calibre, pois seu objetivo era espalhar uma carga de chumbo grosso (de 20 a 40 balins de cerca de 10 mm de diâmetro) contra massas de tropas. 

Devido a esta poderosa carga, era uma arma muito pesada, havendo exemplares com 15 quilos ou mais de peso. Por causa desse peso a arma chamava-se "de amurada", pois tinha um espigão central, sobre o qual ela era colocada na amurada de navios, em furos existentes, pois o seu disparo do ombro do atirador era impossível.


Final da apresentação, nesse momento todos os bacamarteiros atiram, o barulho dos tiros juntos é ensurdecedor. Reparem que até alarme de automóveis próximo disparam.




O Sr. Manoel Padeiro do Quitimbu é um dos organizadores do grupo de bacamarteiros, segundo ele a tradição no município não pode acabar, por isso ainda está a frente do grupo.
2 Faça seu comentário, correção ou sugestão.
-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.