Horário de verão começa no domingo; relógios devem ser adiantados

sexta-feira, outubro 18, 2013
 
O horário de verão começa à 0h do próximo domingo (20), quando os relógios devem ser adiantados uma hora em todos os Estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil. A medida vai vigorar até 16 de fevereiro de 2014.

O principal objetivo do horário de verão é aliviar as redes de transmissão de energia nos períodos do dia em que o consumo é mais intenso, principalmente das 19h às 21h. Nos últimos dez anos, a medida possibilitou uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário.

A estimativa é que neste ano a economia proporcionada pelo horário de verão chegue a R$ 400 milhões, relativos ao acionamento de térmicas. Segundo o Ministério de Minas e Energia, cerca de R$ 4,6 bilhões também precisariam ser gastos em investimentos em geração e transmissão, caso o horário de verão não fosse adotada.

Desde 2008, um decreto presidencial estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.

De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorrerá, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.

-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.