SERTÂNIA E CUSTÓDIA PODEM TER ATERRO SANITÁRIO CONSORICADO

quinta-feira, fevereiro 27, 2014

O prefeito de Sertânia, Guga Lins, participou, nesta quarta-feira (26), da reunião do Consórcio de Integração dos Municípios do Sertão do Pajeú (Cimpajeú), realizado na Pousada de Brotas, em Afogados da Ingazeira. Durante o evento, o prefeito recebeu o Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos elaborado pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP).

O estudo apontou como melhor alternativa um aterro sanitário consorciado entre Sertânia e Custódia. Com 33.787 habitantes, Sertânia produz mais de 43 toneladas/dia de resíduos sólidos, com o potencial de reciclar 11 toneladas/dia desse material. Já Custódia, com 33.855 habitantes, produz mais de 33 toneladas de resíduos sólidos/dia, com o potencial de reciclar 12 toneladas/dia.

O Plano foi enviando para a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e para o Ministério do Meio Ambiente para aprovação. O próximo passo será o projeto executivo e, em seguida, as obras de execução. Os municípios, por meio do Cimpajeú, estão se articulando para garantir recursos federais e estaduais para a implantação do aterro sanitário.

As prefeituras de todo o Brasil têm até agosto deste ano para acabar com os lixões, conforme a Lei 12.305 de 02 de agosto de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). (ASCOM - Foto: Júnior Finfa)
-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.