#vempraurna: fanpage do TSE no Facebook convida jovens eleitores a votar em 2014
Na página, os internautas ficam por dentro das principais dicas sobre as eleições, o recadastramento biométrico e a história e características da urna eletrônica. Com postagens diárias, os eleitores também se informam sobre os serviços eleitorais e as principais datas do calendário eleitoral, como o dia 7 de maio, prazo para tirar o primeiro título e poder votar em 2014.
Reativada em 30 de janeiro, a fanpage do TSE no Facebook já reúne em torno de 5,6 mil fãs, tendo suas publicações alcançado, somente na última semana, mais de 5,5 mil pessoas. Levantamento gerado pela própria rede social para o mesmo período mostra o envolvimento (curtidas, comentários e compartilhamentos) de 556 usuários, tendo sido registradas mais de 5,6 mil curtidas. Além disso, algumas postagens já foram visualizadas por mais de três mil pessoas desde a reativação da página.
Segundo a assessora-chefe de Imprensa e Comunicação Social do TSE, Kátia Cubel, “o principal papel desta rede social da Justiça Eleitoral é o de estar mais próximo da sociedade”, especialmente do jovem eleitor. Ela explica que, por meio da fanpage, os fãs ficam por dentro de dicas sobre como votar consciente, exercer a sua cidadania e utilizar os serviços eleitorais, além de poderem esclarecer dúvidas acerca da emissão do título de eleitor, da urna eletrônica e do recadastramento biométrico, entre outras.
O Facebook é uma rede social criada por um grupo de estudantes da universidade de Harvard, no estado de Massachusetts (EUA), que começou a funcionar no dia 4 de fevereiro de 2004. Em outubro de 2012, atingiu a marca de um bilhão de usuários ativos em todo o mundo.
Curta: facebook.com/tsejus.
Outros canais
Desde 2010, o TSE ingressou nas redes sociais on-line com a intenção de fortalecer a comunicação da Justiça Eleitoral com os eleitores. Em abril daquele ano, foi lançada a página do Tribunal no microblog Twitter. E, em setembro do mesmo ano, os internautas passaram a contar também com o canal oficial do TSE no YouTube.
Hoje, a página do Tribunal no Twitter tem cerca de 51,4 mil seguidores e mais de 5,7 mil postagens, os chamados “tweets”. Ao seguir o TSE no Twitter, os usuários têm acesso, em primeira mão, às decisões mais relevantes do Tribunal e se informam sobre as principais ações da Justiça Eleitoral no que se refere às eleições brasileiras e à prestação de serviços aos eleitores, entre outros temas. Na página, também são replicadas as principais notícias dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
Já o canal oficial do Tribunal no YouTube conta hoje com cerca de 2,4 mil assinantes e mais de 782 mil visualizações, somando mais de 1,1 milhão de minutos assistidos estimados. Até esta quinta-feira (27), o canal havia disponibilizado em torno de 2,5 mil vídeos e registrado mais de três mil compartilhamentos. O canal do TSE no principal portal de vídeos da web é resultado de uma parceria entre o Tribunal e a empresa Google, administradora do site YouTube.
A página disponibiliza vídeos sobre as atividades do Tribunal e os principais julgamentos do Plenário do TSE, além de reportagens e documentários acerca das eleições, do processo eleitoral, da história da Justiça Eleitoral no país e da evolução tecnológica da votação brasileira, com matérias sobre a urna eletrônica e a identificação do eleitorado por meio da biometria. No endereço também é possível assistir às edições dos programas Brasil Eleitor e Giro Eleitoral e do programa “Eleições 2014: uma conversa com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral”, lançado recentemente.
Segundo relatório disponibilizado pela ferramenta Google Analytics, os homens são os que mais acessam o canal, representando 62% do público que acessa a página, contra 38% de mulheres. No que se refere à faixa etária, as pessoas de 45 a 54 anos são as que mais assistem aos vídeos do canal, seguidas das que têm de 35 a 44 anos. O levantamento também aponta que, no exterior, a página é mais acessada por usuários residentes nos Estados Unidos, em Portugal, na Alemanha e no Reino Unido.
Nos últimos 30 dias, a matéria campeã de acessos no canal do YouTube foi a edição do programa Brasil Eleitor em que a dupla sertaneja Victor e Leo fala sobre política e manda recado para os eleitores sobre a importância de participarem das eleições. Esta publicação já foi vista mais de 800 vezes.
LC/DB
Nenhum comentário:
Postar um comentário