Palanque cheio para Dilma em Pernambuco nesta segunda-feira (14).

segunda-feira, abril 14, 2014

A visita da presidente da República Dilma Rousseff (PT) a Pernambuco, nesta segunda-feira (14), vem cercada de muitas expectativas políticas. Para Armando Monteiro Neto (PTB), pré-candidato ao Governo do Estado, pode ser o momento de aparecer como único candidato de Dilma no Estado. O deputado Federal João Paulo (PT) também deve aproveitar o ensejo para divulgar sua pré-candidatura ao Senado Federal, na chapa majoritária. Já os socialistas vão ficar “de orelha em pé” durante a passagem da presidente, que escolheu a mesma data do anúncio da pré-candidatura à presidência de Eduardo Campos (PSB), em Brasília, para vir a terra-natal do ex-aliado e agora rival nas urnas. Uma queda de braço que já está dando o que falar nos bastidores. Dilma chega no Estado pela manhã e segue, de helicóptero, para o Complexo de Suape, na cidade de Ipojuca. Ela vai participar da solenidade de lançamento do navio petroleiro Dragão do Mar, o terceiro produzido pela Transpetro/Petrobras construído em Pernambuco. É durante o evento que as lideranças do PT local, entre elas o senador Humberto Costa (PT-PE), esperam discursar e enaltecer a tripla pré-candidatura: Dilma Rousseff para a presidência, Armando Monteiro Neto para o Governo e João Paulo para o Senado da República. Em seguida, a presidente parte para o município de Serra Talhada, no Sertão, onde assina a ordem de serviço para o começo da segunda etapa da Adutora do Pajeú.

Armando vai acompanhar Dilma nos dois eventos. A região do Sertão, onde fica Serra Talhada, inclusive, é uma forte base eleitoral do pré-candidato. Será a primeira aparição de Armando no Estado ao lado da presidente, como pré-candidato ao Governo pela aliança PTB/PT. Apesar da boa oportunidade em aliar seu nome ao da presidente, ele desconversou e disse que a presidente “virá a Pernambuco cumprir uma agenda administrativa, assim como cumprirá em outras partes do país até junho”. Após as solenidades pernambucanas, Armando deve voltar para Brasília com Dilma, a bordo do avião presidencial. Será um momento para conversar, com mais tranquilidade, sobre o cenário político em Pernambuco. A curiosa coincidência é que, no mesmo horário da assinatura da ordem de serviço em Serra Talhada, por volta das 15h, o ex-governador Eduardo Campos vai lançar extra-oficialmente sua pré-candidatura à presidência da República pelo PSB, tendo a ex-senadora Marina Silva (PSB/REDE) como vice. 

Questionado se a vinda de Dilma no momento em que o ex-governador estaria em Brasília teria sido uma coincidência, Humberto Costa rebateu. “É uma visão estreita achar que a presidente veio a Pernambuco porque Eduardo não está. A presidente fará uma visita administrativa, já programada, para trazer melhorias ao estado. Não tem nada a ver com eleição. Ela não está preocupada com isso”, disparou o senador. Coincidência ou não, a conversa nos bastidores do PT é de que Dilma Rousseff estava, sim, esperando uma saída de cena de Eduardo Campos para vir ao Estado. Ela queria evitar possíveis constrangimentos, já que os dois vão se enfrentar nas urnas em outubro. Mesmo assim, a visita de Dilma acabou causando uma “baixa” no evento do PSB. A do governador João Lyra Neto (PSB), que era vice de Eduardo Campos. Ele teve que cancelar sua participação no ato, já que terá que receber a chefe de Estado. O governador fará parte da comitiva presidencial tanto em Suape quanto em Serra Talhada e, por isso, a viagem à Brasília para participar do evento do PSB tornou-se inviável.
-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.