Unesco lança portal de combate à corrupção na educação
O Instituto Internacional para Planejamento da Educação e a Unesco lançaram o portal Etico para combater a corrupção no setor.
O portal Etico traz as últimas pesquisas sobre corrupção na educação e busca promover transparência e discussões sobre o tema em um blog dentro do site.
A Unesco é a agência da ONU para Educação, Ciência e Cultura.
(Fonte:Site Rádio ONU)
Pesquisa mostra que, em alguns países, salários de professores fantasmas chegam a representar 20% da folha de pagamento; Brasil citado por programa de sucesso sobre merenda escolar.
Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.
O Instituto Internacional para Planejamento da Educação e a Unesco lançaram o portal Etico para combater a corrupção no setor. A Unesco é a agência da ONU para Educação, Ciência e Cultura.
Pesquisas feitas pelo instituto mostram que, em alguns países, os salários de professores fantasmas chegam a representar entre 15% e 20% da folha de pagamento.
Material Escolar
Em outros casos, a quantia chega a ser igual à metade dos fundos destinados a melhorar as instalações escolares e fornecer melhor material para os alunos.
O portal Etico traz as últimas pesquisas sobre corrupção na educação e busca promover transparência e discussões sobre o tema em um blog dentro do site.
A Unesco cita alguns casos de sucesso, como a criação de conselhos em escolas brasileiras para reduzir os riscos de desvio de verbas para merenda escolar.
Custos
Segundo a agência da ONU, a iniciativa do Brasil envolveu participação da sociedade civil, que checou os menus das escolas e avaliou os custos das merendas, diminuindo a transferência de recursos. Cerca de 45 milhões de pessoas foram beneficiadas com o projeto.
A Unesco cita também uma iniciativa do estado de Rajasthan, na Índia, onde 28% das escolas criaram paineis públicos com informações sobre investimentos financeiros, atuação dos professores e depoimentos sobre casos de corrupção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário