"Excelentíssimo abestado" » Justiça Eleitoral proíbe comercial de Tiririca que faz alusão à política

quinta-feira, julho 17, 2014

O palhaço e deputado federal Tiririca (PR) sofreu um duro “golpe” na carreira. Em plena campanha de reeleição, o parlamentar teve um comercial barrado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São de Paulo (TRE-SP) nesta terça-feira (15). A peça publicitária era veiculada no rádio e televisão com o comediante. O desembargador Cauduro Padin, juiz auxiliar da corte, afirmou que a “exibição” do anúncio em período eleitoral fere a “igualdade e a isonomia” entre os candidatos.
A propaganda em questão era veiculada pelo site de classificados bomnegocio.com.  A peça seguia o exemplo de outras propagandas estreladas pelos cantores Supla e Compadre Washington. O mais curioso é que a proibição do comercial foi pedida pelo próprio PR, partido de Tiririca. A legenda quer repetir o sucesso da primeira eleição do deputado, que nas eleições de 2010 conquistou mais de 1 milhão de votos.
O advogado do PR, Ricardo Vita Porto, argumentou que o palhaço e deputado assinou o contrato para que a propaganda fosse veiculada no primeiro semestre deste ano e não próximo ao período eleitoral.
“A agência poderia ter colocado no ar antes ou esperado passar o período eleitoral. Tomamos a dianteira, para resguardar a candidatura dele de uma eventual cassação. Se um adversário entrasse com uma representação, iria tirar o comercial do ar do mesmo jeito", disse Vita Porto ao jornal Folha de S. Paulo.
No comercial, nada de política, Tiririca, com seu humor característico, dá voz a uma caixa de isopor e faz referência indireta ao seu mandato de deputado. Na brincadeira, ele chama um dos personagens de “excelentíssimo abestado” ao mandá-lo terminar um relacionamento conjugal. A legislação proíbe que emissoras de rádio e TV deem tratamento privilegiado a candidatos e partidos durante a programação.
As emissoras de TV foram notificadas pelo TRE-SP e devem tirar a propaganda em 48h.
-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.