Padres pedem a fiéis que apoiem a reforma política
Padres da maioria das igrejas católicas do Distrito Federal estão recomendando aos fiéis que assinem um projeto de lei pela reforma política. A iniciativa é da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que pediu ajuda a dioceses de todo o País na coleta de assinaturas no projeto. O objetivo é pressionar o Congresso a votar o texto, de iniciativa popular, que conta com o apoio de diversas outras entidades. Para isso, são necessárias, no mínimo, 1,5 milhão de subscrições.
Quem também está fazendo a coleta de assinaturas, junto a outros movimentos, é o Partido dos Trabalhadores (PT). Desde o ano passado, ele vem divulgando amplamente a ideia de uma reforma política. A maioria das principais propostas do PT coincide com as defendidas pela CNBB, que chegou a fundar uma Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas. Essa entidade apoia inclusive a realização de um “plebiscito popular do sistema político”, como defendido pela presidenta Dilma Rousseff.
Tanto a CNBB quanto o PT negam que estejam pedindo assinaturas para o mesmo texto. “O PT tem um projeto, a Conferência dos Bispos e as demais entidades têm outro. Em comum, existe apenas o movimento a favor da reforma política no País. Não é o mesma proposição que apoiamos. São itens diferentes”, assegura a coordenadora nacional da Campanha pela Reforma Política do PT, Gleice Andrade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário