Ibope mostra indisposição de eleitores em renovação da Câmara
Se depender dos eleitores do maior colégio eleitoral do País, com mais de 32 milhões de votos, a Câmara Federal não terá uma expressiva renovação para a legislatura a ser iniciada no dia primeiro de janeiro de 2015. Isso, pelo menos, é o que mostra uma pesquisa inédita feita pelo Ibope sobre as intenções dos eleitores para deputado federal em São Paulo.
De acordo com os números dessa pesquisa, cinco candidatos que se envolveram em polêmica e fogem ao padrão tradicional, lideram a disputa pelas vagas à Câmara Federal. O cearense Tiririca, eleito deputado federal mais votado nas eleições de 2010, lidera as pesquisas de intenção de votos, seguido pelo jornalista Celso Russomanno (PRB), por Paulo Maluf (PP), Baleia Rossi (PMDB) e Pastor Marco Feliciano (PSC).
Os partidos dos três principais candidatos à Presidência, PT, PSB e PSDB, não têm nenhum puxador de votos entre os favoritos no maior colégio eleitoral do país. Recordista de votos em 2010, Tiririca caminha para terminar o primeiro mandato sem ter feito um único discurso na tribuna. Feliciano, 12º mais votado há quatro anos, foi alçado ao top 5 após ficar famoso por declarações de tom homofóbico.
Maluf e Russomanno são velhos conhecidos do eleitor. Baleia Rossi é filho de Wagner Rossi, o ex-ministro da Agricultura “faxinado” no início do governo Dilma sob suspeita de irregularidades, segundo a coluna Painel, do Jornal Folha de São Paulo, edição desta quarta-feira (17/09).
O Ibope pesquisou, também, as intenções dos eleitores do Rio de Janeiro, onde, em primeiro lugar, para a Câmara Federal, aparece à deputada Clarissa Garotinho (PR), filha do ex-governador Anthony Garotinho. O quarto mais citado é Leonardo Picciani (PMDB), herdeiro de Jorge Picciani, presidente estadual da sigla. Os outros três favoritos do eleitor fluminense são Jair Bolsonaro (PP), autor de discursos em defesa da ditadura militar, e os peemedebistas Eduardo Cunha e Washington Reis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário