Conclusão do 15° Curso Intensivo da CIOSAC

quinta-feira, dezembro 18, 2014


Na manhã desta quarta-feira (17), a Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga (CIOSAC) realizou solenidade referente à conclusão do 15° Curso Intensivo. A companhia, especializada em ações de comandos na caatinga, começou a operar no sertão pernambucano em 23 de outubro de 1997. Logo em seguida ganhou o caráter de uma unidade operacional especializada da Polícia Militar de Pernambuco tendo como base o município de Custódia.
O evento contou com a presença do Secretário Executivo de Defesa Social, Rodrigo Bastos de Freitas, do Diretor da Diretoria Integrada Especializada, Cel PM Paulo de Tarso Pacífico, do Coordenador Operacional do Interior I, Cel BM Élder Carlos, do Diretor Integrado do Interior II, Cel PM Rosemário Barros, o comandante da CIOSAC, Major Jamersom de Oliveira Lira, além das autoridades municipais o Prefeito Luiz Carlos Gaudêncio, o Secretário de Administração, Cristiano Dantas e o Assessor de Comunicação, Cleber Santos, sociedade civil organizada e familiares dos formandos.
Durante um período de 15 dias de inscrição, mais de 167 policiais participaram do processo seletivo. Depois da realização dos exames médicos e físicos foram classificados 68 policiais para iniciar o curso dos quais 58 eram oriundos da PMPE, dois (02) da CBMPE, quatro (04) da PMRN, um (01) da PMBA, um (01) da PMCE, um (01) do DPF e um (01) da DPRF.
O 15° curso teve duração de 42 dias nos quais foram ministradas 30 disciplinas, dentre elas o Treinamento Físico Militar, Montanhismo, Tiro Policial, Técnicas de rastro e contra-rastro, Técnicas de Sobrevivência na Caatinga, Patrulha Rural, Operações Ribeirinhas e Operações Rurais.
Dos 68 policias iniciantes apenas 33 obteram êxito em todas as avaliações teóricas e práticas das diversas instruções. Dentre eles 27 da PMPE, dois (02) da PMRN, um (01) da PMBA, um (01) da PMCE, um (01) do DPF e um (01) da DPRF. “Sendo formados guerreiros prontos para combaterem no ambiente inóspito da caatinga”, discursou o Comandante da CIOSAC, Jamerson de Oliveira.


*ASCOM-PMC
-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.