Dilma participa da posse de Evo Morales nesta quinta (22)

quinta-feira, janeiro 22, 2015

Presidenta viaja acompanhada do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Esta é sua primeira viagem internacional após ser reeleita

A presidenta Dilma Rousseff viajou nesta manhã para Paz, na Bolívia, onde participar da cerimônia de posse do presidente reeleito Evo Morales, nesta quinta-feira (22).

Em sua primeira viagem internacional após sua reeleição, Dilma estará acompanhada do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, evolta ao Brasil ainda esta noite, segundo sua agenda oficial.

Os eventos de recondução do presidente boliviano, que assume o terceiro mandato consecutivo, começaram quarta-feira (21) com um ritual ancestral indígena em um sítio arqueológico chamado Tiwanaku.

A cerimônia de posse desta quinta está programada para começar às 9h35, horário local (duas a menos do que em Brasília), na Assembleia Legislativa Plurinacional.

Para o assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, a relação diplomática entre os dois países é importante para o Brasil, que participou ativamente do processo de redemocratização do país andino.

“A relação diplomática entre Brasil e Bolívia hoje é muito boa e de longa data. Nós tivemos uma presença muito forte em momentos de crise na Bolívia, fomos um fator de moderação e de resolução pacífica de conflitos que, em determinados momentos, poderiam ter gerado uma guerra civil no país", afirmou.

Marco Aurélio destacou que a Bolívia é um dos poucos países que possuem superávit comercial com o Brasil, em função da grande quantidade de gás boliviano importado.

O assessor disse ainda que, com os dois presidentes reeleitos e em início de governo, há uma disposição ainda maior para novas frentes de cooperação entre os dois países.

Fonte:
Blog do Planalto
Agência Brasil

-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.