Primeiro de janeiro foi marcado pela posse da presidenta Dilma Rousseff

sexta-feira, janeiro 02, 2015

O carro fechado deu lugar ao tradicional Rolls Royce

Esse dia primeiro de janeiro foi marcado pela posse da presidenta Dilma Rousseff para segundo mandato à frente do Palácio do Planalto. Pouco antes das três horas da tarde, Dilma deixou o Palácio do Alvorada, residência oficial, e seguiu em direção à Esplanada dos Ministérios. O carro fechado deu lugar ao tradicional Rolls Royce. Para os populares presentes, o sol e o calor de mais de trinta graus não foram problema. Gutirre, por exemplo, veio de Curitiba, viajou 24 horas.
"Eu vim como militante do Partido dos Trabalhadores, fiz campanha e votei pra Dilma, vim por causa da posse".
Um cidadão trouxe apoio ao senador Aécio Neves, derrotado na última eleição. E acabou vaiado. O manifestante foi retirado por bombeiros. Dilma seguiu em direção ao Congresso Nacional, onde foi recebida pelos presidentes do Congresso, Renan Calheiros e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. Ela foi conduzida ao Plenário da Câmara, onde firmou o compromisso constitucional.
Já empossada, Dilma fez o primeiro discurso oficial do segundo mandato, que durou mais de 40 minutos. No Plenário da Câmara, muitas autoridades nacionais e internacionais. O mais assediado era o presidente do Uruguai, José Mujica.
Já no Palácio do Planalto, Dilma discursou para o público presente. A expectativa era que a Esplanada dos Ministérios recebesse mais de 100 mil pessoas; mas, segundo a polícia militar do Distrito Federal, o público foi bem menor que o esperado. Cerca de 30 mil vieram acompanhar a posse. A cerimônia foi encerrada com uma recepção para as autoridades estrangeiras no palácio do Itamaraty.
Reportagem - Jaciene Alves

-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.