Após descansar na Bahia durante o Carnaval, Dilma retorna a Brasília

quarta-feira, fevereiro 18, 2015

G1 Brasilía

Após cinco dias de descanso com a família no litoral da Bahia, a presidente Dilma Rousseff retornou na manhã desta quarta-feira (18) para Brasília. A agenda oficial da presidente não registra compromissos oficiais para esta quarta, mas há a expectativa de que ela vá se reunir ao longo do dia com ministros que integram seu conselho político.

Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, a comitiva presidencial deixou a Base Naval de Aratu por volta das 11h10 e deve desembarcar na capital federal em torno das 12h40.

A chefe do Executivo viajou para Aratu na companhia da mãe, Dilma Jane, da filha, Paula, do neto, Gabriel, do genro e de uma tia. Desde que assumiu o comando do país, em 2011, Dilma escolhe a base militar baiana como destino para seus períodos de descanso.

No início do ano, um dia após tomar posse, a presidente passou alguns dias na base de Aratu. No mês anterior, em dezembro, ela já tinha tirado quatro dias para descansar na praia baiana.

No retorno a Brasília, a presidente deverá se dedicar a estratégias para aumentar a popularidade de seu governo.

Pesquisa Datafolha divulgada no dia 7 revelou que a popularidade da presidente caiu quase 20 pontos nos últimos dois meses. Conforme o levantamento, 44% dos entrevistados apontaram a gestão Dilma como “ruim” ou “péssima”. A última pesquisa divulgada pelo instituto, em 3 de dezembro de 2014, apontava que Dilma tinha avaliação positiva de 42% dos entrevistados.

A presidente terá ainda o desafio de recompor a base aliada no Congresso Nacional, após a vitória de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na disputa pela presidência da Câmara. Nas primeiras duas semanas de trabalho, o governo sofreu algumas derrotas na Casa, com a aprovação do Orçamento Impositivo, a abertura de uma nova CPI da Petrobras, e a aprovação de um requerimento para que ministros comparecem toda semana ao plenário para detalhar as ações de suas pastas.

A imagem do governo Dilma também tem sofrido desgaste com as denúncias relacionadas à Operação Lava Jato, que investiga um esquema de lavagem de dinheiro que teria desviado recursos da Petrobras. A ex-presidente da estatal Graça Foster renunciou ao cargo na semana passada e foi substituída pelo ex-presidente do Banco do Brasil Aldemir Bendine.

-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.