FALTA DE DECORO: VEREADOR PODE TER PERDA TEMPORÁRIA DE MANDATO EM SERTÂNIA

quinta-feira, fevereiro 25, 2016

O poder legislativo tem como objetivo elaborar leis, fiscalizar os demais poderes, em especial, o poder executivo, sendo assim, é o legitimo representante do povo. Partindo desse pressuposto, deverá ser a voz de todo esse povo, já que vivemos em uma democracia representativa, mas o clima na Câmara da Câmara de vereadores de Sertânia está muito aquém do que reza as atribuições de um vereador, basta observar as atitudes de alguns vereadores naquela casa, é de envergonhar até o mais selvagem dos homens de Neandertal. 
Nossos leitores já leram aqui mesmo no site Tribuna do Moxotó (LEIA CLICANDO AQUI) algo sobre essa deprimente postura de alguns dos nossos representantes municipais durante as reuniões naquela casa, mas na última terça-feira, dia 23 de fevereiro, a coisa chegou ao limite do tolerável. Segundo as pessoas que assistiam a reunião no plenário, o vereador "Fiapo”, subiu o tom da discussão em seu discurso e desacatou frontalmente o presidente daquela casa.
A equipe do Tribuna do Moxotó procurou conversar com o presidente da Câmara, vereador Damião Silva, para saber o que de fato ocorreu e ele nos contou os seguinte: "O vereador “Fiapo”, ao usar a tribuna da Câmara não aceitou que seu tempo havia terminado e mesmo sendo advertido continuou falando, inclusive, me desrespeitando, usando a tribuna, num frontal desrespeito não só a mim, mas a todos que compõem aquela casa legislativa", explicou o presidente. 
Procuramos saber o  por quê dessa "ira" toda do parlamentar municipal, Damião nos disse que "Fiapo" queria eu desobedecesse o regimento", e continuou:" É que ele apresentou um requerimento solicitando a presença da presidente do IPSESPE, previdência municipal, e eu expliquei a ele que ao ser aprovado pelos vereadores no plenário, teria que antes da convocação  passar primeiro pela comissão de justiça, já que segundo o próprio regimento, quando é matérias que trata de previdência deverá ter esse rito, ou seja, deverá passar pela referida comissão para apreciação de seus membros, e ele, pelo que parece não gostou, exaltando, mesmo eu tendo falado com ele antes de sua ida a tribuna da câmara. Não posso ir contra o que diz a Constituição (regimento) da casa e por ele ter me desrespeitado publicamente, vou sugeri ao plenário que seja aplicada ao vereador a medida disciplinar da perda temporária do exercício  do mandato por reincidir na prática de atos que infringiram as regras da boa conduta nas dependências da casa, ou seja, perturbar a ordem nas sessões, cabendo a ele a ampla defesa", concluiu o presidente da Câmara a equipe do site Tribuna do Moxotó
O fato foi de conhecimento de toda população sertanienses e sobretudo, dos eleitores. Mais um espetáculo deprimente (e tudo gravado em vídeo que possivelmente não será veiculado no site da Câmara dado a gravidade da discussão), fato que não engrandece em nada o nosso poder legislativo municipal, que já anda desacreditado, e dependendo dos seus pares, o vereador será punido com a perda temporária do mandato, como colocou o presidente da casa, uma espécie de punição, tal qual fazia-se nas escolas tradicionais com os meninos travessos e indisciplinado. Nossa Câmara: o circo do horror!!!
Do tribuna do moxotó
-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.