Nome de Miguel Arraes no Livro dos Heróis da Pátria
O coordenador da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, Fernando Coelho encaminhou ofício (017/2016), ao governador Paulo Câmara, para que o nome do ex-governador, Miguel Arraes de Alencar passe a integrar o “Livro dos Heróis da Pátria”. A solicitação, que contou com a decisão unânime dos membros da CEMVDHC, está de acordo com o previsto na Lei n0 13.229, de 28 de dezembro de 2015.
“Este é o ano do Centenário de Miguel Arraes, governador de Pernambuco por três vezes. Teve o primeiro mandato interrompido pela ditadura de 1964, que o destituiu pela força, em total desrespeito à vontade popular. Em 1987, retornara ao poder, depois de vários anos no exílio. Pelo mesmo voto popular se reelegeu ainda uma terceira vez, em 1994. Falecido em 2005, deixou enorme contribuição para o estado e para o Brasil”, justifica Coelho.
O Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves foi inaugurado, em Brasília, no dia 07 de setembro de 1986. Está localizado na praça dos Três Poderes. O intuito é homenagear todos aqueles que se destacaram em prol da pátria brasileira. A concepção se deu durante a comoção nacional causada pela morte de Tancredo Neves, o primeiro presidente civil eleito – ainda que indiretamente – após vinte anos de regime militar, em 1984.
Os nomes dos homenageados constam no “Livro de Aço”, também chamado “Livro dos Heróis da Pátria”, o qual lhes confere o status de “herói nacional”. Todo nome deve ser proposto na forma de projeto de lei. Toda vez que um novo nome é gravado nas laudas de metal juntamente com a respectiva biografia, é realizada uma cerimônia in memoriam.
Fonte: Blog Magno Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário