Em Custódia, caminhada marca Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Custódia realizou nesta quarta-feira, 18 de maio, uma grande caminhada pelas ruas e avenidas da cidade para dá um grito contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Participaram do evento a comunidade escolar da Rede Pública Municipal.
A Prefeitura Municipal de Custódia, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, na pessoa da secretária Cynara Sousa, Coordenadora do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) Cicera Rezende , Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Tutelar, mobilizando a rede socioassistencial quanto ao tema e contribuindo para o fortalecimento das ações cotidianas no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em nosso município aderiram à campanha nacional “Proteger é coisa nossa!”, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção e do enfrentamento do problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.
O evento aconteceu à tarde, desde cedo que os participantes se aglomeravam na Escola Municipal Ernesto Queiroz - de lá, todos saíram pela Avenida Manoel Borba, numa caminhada não comemorativa, mas de advertência para que todos possam abrir os olhos e juntos combater essa violência. Todo o percurso foi acompanhado pelo Grupo Pedala Custódia e Pela Polícia Militar de Pernambuco (CIOSAC) +que deram o seu apoio à campanha.
Educadores participaram, com faixas e cartazes, todos deram sua parcela de contribuição para defender a criança de qualquer que seja o abuso.
Alunos com faixas e cartazes passavam mensagem de alerta para que a cada dia seus direitos sejam garantidos.
Durante a caminhada, os participantes marchavam ao som da Banda Musical Mauro César dando uma lição de amor a todos os menores vítimas desses crimes e assim pediram maior atenção e união para combater essa violência.
O prefeito Luiz Carlos Gaudêncio, deixou sua mensagem: “O Governo Juntos Construindo Um Novo Tempo vem dando uma grande importância na preservação dos direitos, não só das crianças e dos adolescentes, mas também de todos aqueles que são perseguidos, marginalizados ou explorados a exemplo dos idosos e das mulheres. Convoco a todos para lutar contra esse mal do abuso e exploração sexual que rouba a infância de nossos filhos”.
O ato terminou com chave de ouro com apresentações artísticas – culturais e sorteio de brindes para criançada.
A Secretária de Assistência Social e Cidadania , Cynara Sousa, agradeceu a todos os parceiros que deram sua contribuição para a grande caminhada.
A Campanha
O dia 18 de maio foi escolhido como data nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, porque em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, foi vítima de um crime que chocou o país. Ela tinha apenas oito anos de idade quando foi sequestrada, estuprada e morta. O seu corpo, desfigurado por ácido, apareceu em uma movimentada Rua de Vitória, Espírito Santo. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes busca manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças.
O abuso e exploração de crianças e adolescentes é crime previsto no Código Penal Brasileiro. Caso haja conhecimento, cabe à sociedade denunciar ás autoridades.
Disque 100
Juliano Oliveira - ASCOM/PMC
Fotos: Miguel Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário