FOI-SE A MULHER, FICOU A HISTÓRIA! HOMENAGEM DO DIÁRIO POLÍTICO CUSTODIENSE A SAUDOSA EX-PRIMEIRA DAMA DO BRASIL, MARISA LETÍCIA LULA DA SILVA
Ainda aos 13 anos começou a trabalhar numa fábrica de chocolates no centro de São Bernardo do Campo, onde permaneceu até os 19 anos, quando casou-se com o taxista Marcos Cláudio. Com Marisa ainda grávida do seu primeiro filho, ele morreu assassinado a tiros. Em 1973, conheceu Lula no Sindicato dos Metalúrgicos da cidade. Os dois se casaram no mesmo ano.
Vida política
A ex-primeira-dama iniciou uma vida política ao lado do marido, militando no Sindicato dos Metalúrgicos e participando dos seus comícios e eventos políticos. Em 1978, participou ativamente das greves no ABC Paulista, embora sempre atrás de Lula, sem fazer discursos ou liderar movimentos.
Nos bastidores da história do ex-presidente, porém, é apontada como essencial. Foi ela quem costurou, à mão, a primeira bandeira do PT, quando o partido foi fundado em 1980. “A primeira bandeira do PT eu é que fiz. Tinha um tecido vermelho, italiano, um recorte, guardado há muito tempo. Costurei a estrela branca e ficou lindo. Minha casa era o centro. Foi assim que começou o PT”, relatou em 2002.
Primeira-dama
Nos oito anos em que ocupou a posição, Marisa Letícia não participou ativamente de nenhum projeto, como tradicionalmente ocorre. Durante as campanhas de Lula à presidência, porém, ela participava dos comícios e chegou a ter agendas próprias e viagens de apoio ao marido.
Em setembro do ano passado, foi denunciada pelo Ministério Público por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex no Guarujá, em São Paulo, junto com o marido e mais seis pessoas. A denúncia foi encaminhada à 13ª Vara Federal de Curitiba, do Juiz Sérgio Moro.
Morte
Em fevereiro desse ano, Marisa sai da vida e entra para história.
Morte
Em fevereiro desse ano, Marisa sai da vida e entra para história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário