Revista Dona Custódia tem lançamento para Outubro

sexta-feira, julho 28, 2017
Nenhum texto alternativo automático disponível.

Por Rosi Araújo

A Revista Dona Custódia será lançada no início de outubro. Jovens custodienses perceberam a necessidade de resgatar e (re)construir o sentimento de pertencimento à cidade de Custódia, localizada no sertão do Moxotó, microrregião pernambucana. As pautas da Dona Custódia vão desde o nascimento do município, adolescência, juventude e hoje, sua fase mais madura. Além de tratar sobre cultura, economia, política, arquitetura e comportamento. 

Com uma proposta independente, sem viés político e periódica, tem linha editorial focada na cidade: retrata histórias, recupera memórias, apresenta expressividade e busca participação por meio das matérias publicadas. Procura também fazer uma observação dos acontecimentos peculiares rotineiros que passam despercebidos no cotidiano e impactam a vida de todos. Aspectos observados pelo jornalista em formação e idealizador da Revista, Augusto Moraes. 

A campanha para financiamento do projeto foi lançada na plataforma Catarse, a primeira e maior plataforma de crowdfunding do Brasil, que em tradução livre significa financiamento coletivo. A ideia é usar a internet para captar recursos com objetivo de custear os gastos. No caso da Dona Custódia, serão necessários 8.299 reais, a arrecadação atual é de 895 reais. 

Os interessados em colaborar podem acessar o link catarse.me/donacustodia e doar valores a partir de 15 reais. Em retribuição, cada colaborador receberá além de um exemplar da revista, outros itens dependendo do valor doado. 

Mostra a tua cara

Para desenvolver o projeto, além de Moraes, a redação é composta pelo designer, Marcelo Rodrigues, que trabalhou para as agências Cappen, Safari Studio, Jazzz, Aurora.ag e a produtora de eventos Padrão Cavalheira.

As imagens ficam por conta da escritora e fotógrafa Kamila Ataíde, que trabalha no Setecine da Prefeitura da Cidade do Recife, e da repórter fotográfica Úrsula Freire, que atuou na Folha de Pernambuco, no Portal LeiaJá e na revista Outros Críticos. Os textos são do autor do projeto, Augusto Moraes, e do jornalista Allan Nascimento, que passou pelos Caderno C, caderno de cultura do Jornal do Commercio e Estadão.

As colunas são de responsabilidade de Maurício Siqueira,  na editoria de economia. Siqueira é mestre em Economia e faz doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco, além de professor da Universidade Federal de Alagoas. Em cultura, Paulo Peterson, figura importante da cidade idealizador e responsável pelo blog Custódia Terra Querida.

A frente das redes sociais, o publicitário Naldo Santos, que passou pela agência Giramundo e é co-fundador do catálogo Recife Independente.

Os estagiários Jéssica Rezende, Kayllane Trindade e Vinícius Melo dão  suporte e se aventuram. Uma espécie de laboratório, visto que os meninos ainda não decidiram a formação acadêmica. Dessa forma poderão desfrutar de todo o processo do fazer Jornalismo enquanto aprendem e trabalham na redação. 

A frente
Augusto Moraes criador da pretensiosa Revista Dona Custódia trabalhou na Secretaria de Cultura do Recife e tem matérias publicadas no Jornal do Brasil, Revista O Grito! e Catraca Livre. 

-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.