Custódia: Vereador Cristiano Dantas comemora análise pela Câmara dos Deputados da proposta que regulamenta as práticas da vaquejada no Brasil

quarta-feira, janeiro 10, 2018

Por Juliano Oliveira

Um dos principais defensores da regulamentação da vaquejada no Brasil entre os políticos custodienses, o vereador Cristiano Dantas (PTB) comemora a analise pela Câmara dos Deputados da proposta que regulamenta as práticas da vaquejada, do rodeio e do laço no Brasil. O texto (PL 8240/17), que altera a Lei 13.364/16, é de autoria do senador Raimundo Lira (PMDB-PB).
A proposta regulamenta a recente emenda constitucional aprovada pelo Congresso Nacional (EC 96), que dentre outros pontos reconhece a vaquejada como um bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro. A emenda determinou a regulamentação da prática por uma lei específica, que assegure o bem-estar dos animais envolvidos.
De acordo com o texto aprovado no Senado Federal, ficam reconhecidos o rodeio, a vaquejada e o laço como expressões esportivo-culturais pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro de natureza imaterial, sendo atividades intrinsecamente ligadas à vida, à identidade, à ação e à memória de grupos formadores da sociedade brasileira.
De acordo com o vereador Cristiano Dantas, a regulamentação da vaquejada no Brasil garante a manutenção de mais de 700 mil empregos, que são gerados pela cadeia produtiva mantida pelo esporte cultural. Ele também destaca que a legislação formulada pela Câmara dos Deputados garante a melhoria das condições de realização da prática esportiva cultural, com medidas que resguardam o bem estar dos animais.
“A aprovação de todas as proposições que envolve a vaquejada é uma vitória dos vaqueiros brasileiros, dos custodienses, dos veterinários, de todos os trabalhadores que sobrevivem da atividade e, acima de tudo, do nosso Nordeste querido, que não terá que ver sua cultura ser exterminada”, declarou Cristiano Dantas.
-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.