VEREADOR CRISTIANO DANTAS: O QUE ESTAMOS FAZENDO POR NOSSA CIDADE?

quarta-feira, abril 04, 2018
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Na sessão de ontem (03), na Câmara Municipal, lamentei o prefeito não ter realizado nenhuma audiência para demonstração e discussão da execução orçamentária do ano 2017. Seria a forma mais adequada de ajudarmos o Executivo, e, ajustar os gastos. O prefeito se esquivou. Perguntei aos Vereadores “o que estávamos fazendo por nossa cidade?”. Temos que exercer nossa função fiscalizadora dos atos do Executivo.
Relatei que foi publicado pelo prefeito um Decreto nº 14/2018, no dia 28 de março de 2018, que “Declara em situação anormal, caracterizada como SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA, EM DECORRÊNCIA DA SECA PROLONGADA,...”, contrastando com o programa de aração de terras que vem sendo realizada no município. Considerando as inúmeras denúncias referentes as arações e ao grande volume de horas de aração divulgada pelo prefeito e pelos próprios Vereadores. Fica a questão: estamos em situação de emergência ou estamos com uma fartura de lavouras?
Trouxe ao debate a despesa criminosa com um CARRO COMPACTADOR DE LIXO, locado por R$12.666,66/MÊS, que retirou dos cofres da prefeitura nos últimos meses quase 40 mil reais, de uma locação que nunca existiu. Enquanto a coleta de lixo era por muitas vezes realizada na carroça de um trator do próprio município, enquanto os servidores clamavam por seus pagamentos, enquanto a sala de cirurgia continua desativada, o prefeito desviava dinheiro com uma “locação forjada”. Comprovação desse fato segue na imagem anexa.
Comentei as despesas pagas pela prefeitura, referente ao PALCO E ESTRUTURA (palco, som, iluminação, gerador), do Cristo da Paixão/2017, comparado com o demostrado do evento desse ano, Rei dos Reis. No evento realizado em 2017 o município pagou R$ 99. 285,00 (noventa e nove mil, duzentos e oitenta e cinco reais) com estrutura de palco. Sendo que em 2018, a direção do evento divulgou uma despesa de R$ 7.000,00 (sete mil reais), com palco, som, iluminação e tendas. Uma diferença gritante. Fica a pergunta: Esta estrutura de palco em 2018, será empenhado e pago pelo município, qual o valor?
Destaquei alguns números dos gastos com merenda escolar em 2017. Nos últimos três meses foi gasto R$75.000,00 (setenta e cinco mil reais) só com CARNE DE CAPRINO. Onde no dia 24 de novembro foi adquirido R$ 19.550,00 (dezenove mil, quinhentos e cinquenta reais). Alertei, esses números precisam ser investigados.
Chama a atenção o volume de ÁGUA MINERAL SERRA BRANCA, garrafões de 20 litros e garrafas de 500ml, ouve um gasto também significativo. Nos últimos dias de novembro ao início de dezembro, foi realizado uma despesa neste período que totalizou R$ 12.987,60, fim de 2017. Despesa que dividido pelo valor unitário de (6 reais / garrafão) daria 2.164 unidades de 20 litros. Águas mineral, que eram distribuídas, conforme os empenhos: nas escolas, nas unidades de saúde básica da família e nos programas sociais. 

Finalizei, alertando os companheiros Vereadores para fazermos a fiscalização, debatermos os problemas do município, apontar saídas e denunciar quando preciso.

Cópias/imagens de empenhos anexos.
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