PIS/Pasep: hoje é o último dia para saque; saiba se você tem direito

sexta-feira, setembro 28, 2018
Resultado de imagem para PIS/Pasep: hoje é o último dia para saque; saiba se você tem direito

O prazo para sacar os recursos da cota do PIS/Pasep para quem tem menos de 60 anos termina nesta sexta-feira (28) e, segundo o Ministério do Planejamento, não há possibilidade de prorrogação do período de retirada. De acordo com a pasta, a data limite está definida na lei que possibilitou a ampliação do saque aos trabalhadores cotistas. Tem direito ao benefício quem trabalhou em empresas ou no setor público de 1971 a 1988. Para os demais, que atendem a um dos critérios habituais, o saque continuará liberado após o dia 28.
Segundo a Caixa, mais de 4 milhões de pessoas com menos de 60 anos, que possuem direito ao benefício, ainda não resgataram sua cota do PIS, contabilizando R$ 5,7 bilhões disponíveis para o saque.
Para agilizar o atendimento, as agências da Caixa vão abrir duas horas mais cedo, nesta sexta-feira. De acordo com o banco, o horário estendido será exclusivo para assuntos relacionados ao saque do PIS e os funcionários não farão outro tipo de atendimento, no período.
Até 2017, os saques do Fundo PIS/Pasep só eram permitidos para cotistas com idade mínima de 70 anos ou para os casos de aposentadoria, herdeiro, pessoas em situação de invalidez ou acometidos por algumas doenças específicas.
Os cotistas com menos de 60 anos que optarem por não retirar os recursos até sexta-feira não perde o direito ao dinheiro. Eles poderão fazer o saque futuramente, quando passarem a cumprir um dos critérios exigidos, sendo que a idade mínima fixada pela lei passou para 60 anos.
Horário estendido
Para facilitar o atendimento aos cotistas que ainda não sacaram seus benefícios, as agências da Caixa Econômica Federal abrirão duas horas mais cedo nesta sexta-feira, exceto nas regiões em que – devido ao fuso horário – esse horário não for a melhor condição de atendimento aos clientes.
Para essas regiões específicas, o horário também será ampliado, mas cada superintendência local decidirá se abrirá a agência antes ou se fechará depois do expediente normal.
Como fazer a consulta
Para saber se tem direito ao saque, o trabalhador pode consultar a situação do seu benefício na página da Caixa. A consulta permite ver o valor que tem a receber, a data do saque e os canais disponíveis para realização do pagamento. Caso o valor já tenha sido creditado em conta, o site informa também qual a conta e banco.
Outros canais para consultar o benefício são o aplicativo Caixa Trabalhador, que está disponível para download nas plataformas Android e IOS. O APP é gratuito e as informações estão disponíveis ao clicar no link “Informações Cotas do PIS”, onde o trabalhador deverá informar o CPF ou NIS, data de nascimento para saber se possui saldo de cotas do PIS. Para verificar o valor também deverá ser informada a senha internet.
Outras opções de consulta para os trabalhadores são os terminais de Autoatendimento, por meio do Cartão do Cidadão, ou o internet banking para correntistas da Caixa, na opção “Serviços ao Cidadão”.
Quem pode sacar após 28 de setembro?
Depois de 28 de setembro, só poderá receber o dinheiro quem preencher pelo menos um dos seguintes requisitos:
-Ter 60 anos de idade ou mais;
– Estar aposentado;
– Invalidez;
– Portador do vírus HIV ou de doenças graves;
– Idoso e/ou pessoa com deficiência que recebe o Benefício da Prestação Continuada (BPC);
– Em caso de morte do trabalhador, a família pode sacar.
-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.