Guia para ter uma visão crítica e objetiva da Política

terça-feira, março 26, 2019
De nada adianta ter uma lâmpada se ela não está ligada na tomada.



A enorme polarização política do país surgiu na sociedade e só acabará na mesma.

Visões extremistas, partidarismos cegos, ideologias que fecham mentes e conclusões tiradas de fatos distorcidos criaram uma Crise Política que já afeta a economia.

Sendo assim, nós, cidadãos, devemos buscar o equilíbrio nas opiniões e uma visão crítica do todo para conter essa onda de raiva seletiva que domina o país.

Para isso essa lista de ... dicas foi criada. É hora de reverter essa situação.

Começamos:

   1- Guie-se pela razão

O Marketing Político é muito eficiente quando usa a emoção. E como o brasileiro é naturalmente emocional, se deixa levar por essas técnicas simples, mas eficientes em nosso país. Uma propaganda de partido na TV pode ser muito emocionante, mas diz pouco da realidade. Simplesmente ignore discursos do medo, exaltações de personalidade e lemas que contradizem completamente os atos de quem os profere. Isso é campanha. E o que é feito nesse período não tem nada a ver com o que acontece no dia a dia.

Ignore informações partidárias e veja tudo com olhar crítico.

   2- Lute contra todo tipo de ilegalidade

Se somos conta a corrupção é preciso lutar contra a ilegalidade em todos os formatos. A corrupção de seu partido e a sonegação de impostos devem ser tão criticadas quanto as ilegalidades de partidos e políticos rivais. Aliás, criticar a ilegalidade de seu próprio partido é muito mais eficiente que culpar os demais. As desculpas que inventamos para defender atos ilícitos favorecem quem os pratica e promove a impunidade. Para lutar contra a ilegalidade não podemos cair em dois pesos duas medidas. É preciso exaltar os valores éticos a todos, sem partidarismos ou ideologia.

Fez errado, terá de pagar. Ponto.

   3- Não seja escravo de sua ideologia

Ideologia é o conjunto de ideias, visão do mundo, pensamentos e doutrinas de um indivíduo ou grupo, que orienta suas ações sociais e, principalmente, políticas. Marx dizia que a ideologia pode ser considerada um instrumento de dominação que age pelo convencimento. E hoje, nesse profundo clima de Guerra Fria ideológica/partidarista, há muita gente que se deixa levar por opiniões ao invés de fatos. As primeiras são totalmente subjetivas e muitas vezes nos aprisionam, condicionando nossa visão do mundo, pensamentos, opiniões, etc. Então se pergunte: eu controlo minha ideologia ou ela me controla? Busque sempre uma visão crítica do mundo através de textos como esse ou do exercício diário e tente não cair em atitudes limitadas – como criticar sem entender com profundidade – ou conceitos partidaristas com fins eleitorais.

Enfim, controle sua ideologia com equilíbrio, serenidade e objetividade para que ela não te controle.

   4- Escute opiniões contrastantes para formar uma objetiva

O ser humano é subjetivo por natureza. Todos têm um ponto de vista e uma opinião sobre tudo. Escutar somente opiniões similares, com uma visão homogênea do mundo, criará em você uma visão limitada e distante da realidade objetiva. Como a verdade é sempre uma mistura de versões e pontos de vista heterogêneos, escute todos e forme uma opinião realista sobre tudo. Ninguém tem a razão universal e ninguém mente a ponto de não dizer uma única verdade. As pessoas podem acreditar e dizer ideias absurdas, mas nem tudo que dizem é inútil ou irreal. É somente uma versão diferente que pode oferecer aprendizado, por mais limitada que essa opinião seja.
Dê mais atenção às verdades mínimas que às grandes mentiras. A primeira tem utilidade para você. A segunda pode ser perfeitamente ignorada.

   5- Tenha paciência com visões extremistas, equivocadas ou limitadas

É naturalmente complicado conversar com alguém inflexível em suas ideias. Algumas pessoas acreditam estar sempre certas, e então a conversa vira um monólogo em que só uma pessoa fala – no caso “ele” - e só uma escuta – no caso você. Entenda que esse tipo de gente é justamente a mais manipulada e cega. Lembre-se da conclusão de diversas pesquisas: as pessoas que são manipuladas com mais facilidade são justamente aquelas que julgam não sofrer nenhum tipo de manipulação. Ou seja, quem mais sofre são justamente essas pessoas com visão limitada ou extremista. A visão crítica e objetiva liberta o cidadão, que pode escolher livremente a melhor opção. A visão limitada, entretanto, cria mentes predeterminadas e quase industriais.

Ignore os radicais extremistas e busque sempre a objetividade, independente da circunstância. Tendo paciência com essas pessoas é possível reconstruir naturalmente o discurso e as ideias delas.

   6- Pesquise tudo que não conhece

É a grande vantagem da Era da Internet. Qualquer assunto mais complexo pode ser entendido com alguns clicks e esforço. Não ignore uma realidade ou um elemento. Pesquise e amplie seus conhecimentos sempre.

Cultura geral é sempre útil e nunca é demais. Nunca mesmo. “Google-it” e aceite novos conhecimentos.

   7- Estude tudo com um olhar crítico

Se apresentarem uma política pública “perfeita”, questione-a. Nada tem somente lados positivos e se alguém apresenta uma medida dessa forma, pode apostar que oculta o lado negativo. O ser humano tem sempre um lado negro. O que ele faz, consequentemente, também.

Ao invés de valorizar o lado positivo ou negativo de algo, estude ambos com o fim de melhorar. A sociedade agradece.

   8- Atenção com a Mídia

Tanto a Grande Mídia quanto a Imprensa Progressista têm interesses próprios e preferências partidárias que muitas vezes são omitidas. Muitos meios de comunicação declaram ser apartidários ou imparciais, seguindo uma teoria da comunicação chamada “Teoria do Espelho”. Nela, o jornalista se apresenta como um ser desinteressado e neutro que supostamente mostra a realidade como ela é, aumentando, assim, a credibilidade do jornal. Mas na prática ocorre o contrário. Muitos se declaram imparciais, mas não buscam a imparcialidade por priorizar “outros interesses”. Tente reconhecer a ideologia e a linha editorial de cada meio de comunicação para entender que a cobertura e o discurso deles estão condicionados por fatores que nem sempre são jornalísticos, mas sim empresariais, comerciais ou ideológicos.

Informe-se pela mídia, mas questione-a e não se contente com um enfoque homogêneo. Uma história pode ter mais de seis bilhões de versões diferentes. Não se contente com apenas uma pela seriedade ou credibilidade do emissor.

   9- Cuidado com os comentários de notícias

O anonimato das redes sociais oferece uma enorme proteção aos cidadãos mais exaltados e ignorantes. Por isso o Facebook vive cheio de comentários racistas, politicamente incorretos e intolerantes. As pessoas simplesmente acreditam que podem fazer e dizer o que quiserem. Conversando pessoalmente com essas pessoas, entretanto, às vezes é perceptível que essa postura fica nas redes sociais.
Evite fazer julgamentos baseados em comentários de notícias e use sempre o bom senso nesses casos. A difusão de pensamentos e visões objetivas também ajuda muito a melhorar essa onda raivosa de conclusões precipitadas.

   10- Não odeie nada. Nem ninguém

Os grandes monstros da humanidade disseminaram ódio pela Terra, matando e torturando sem precedentes. O resultado, como todos sabem, não foi positivo para ninguém. Esse clima de ódio conduz à intolerância e facilita a aplicação de técnicas de manipulação e de lavagem cerebral (lembrando que as propagandas ditatoriais geram efeitos na sociedade que perduram por décadas). Cultive entendimento, razão, tolerância, respeito, harmonia, caridade, coletivismo e civilidade. O mundo já está cheio de interpretações raivosas e deturpadas da realidade.

Seja você a transformação que o planeta necessita.

   11- Busque fatos, não conclusões

A Internet "viraliza" diversas acusações não comprovadas que só pretendem destruir reputações. Não entre nessa. Pergunte-se sempre: quais são os fatos? Encontre-os e então tire conclusões próprias.

A subjetividade na interpretação de fatos é uma técnica de manipulação extremamente comum. Fuja dessa prisão e seja livre em suas próprias conclusçes.

   12- Evite acreditar em estereótipos

Os chineses não são mafiosos e os negros não são bandidos. Isso é estereótipo e está longe de ser verdade. Evite acreditar que comunista come criancinha ou que todo evangélico é homofóbico. Não existem mocinhos ou bandidos. Mas muitos cidadãos tendem a ter uma visão estereotipada da sociedade, declarando que nerds não podem namorar, atletas são burros e pessoas tatuadas são más. Ora, nenhum desses estereótipos é regra. Então não acredite nessas ideias, pois elas limitam sua compreensão do mundo. É pura mentira baseada em interpretações toscas da realidade, que é muito mais profunda, complexa e complicada de entender que essas simplificações.

Entenda que todos são diferentes, mesmo parecendo iguais.

   14- Não acredite em imagens superficiais

O Marketing Político no Brasil tem o costume de construir e descontruir imagens de políticos, jornalistas, empresários, entre outros atores políticos. Enquanto a campanha constrói a imagem de um partido, o rival pretende descontruí-la através de informações partidárias e focadas em convencer eleitores. Ambas são descontextualizadas e possuem meias-verdades que só possuem fins eleitorais. Tente entender o que cada partido propõe ao invés de escolher seu voto por quem venceu o debate ou por achar que “um é mais sério”.

Essas imagens são extremamente manipuláveis e condicionar seu voto a elas te transformará em boneco de ventríloquo desses profissionais que ganham muito dinheiro para vencer eleições.

   15- Informe-se por diferentes meios de comunicação

Como dito antes, cada veículo de imprensa tem uma linha editorial e ideologia. Lembre-se da dica número 8 e se informe por diferentes canais para chegar a uma visão objetiva. Mas atenção! Não adianta ler uma notícia da Folha e depois acudir ao Estadão. Esses jornais se parecem muito. É preciso pegar versões diferentes para encontrar, em um meio de comunicação, informações que não aparecem no outro. Isso significa pegar uma notícia n’o Globo e depois procura-la na Revista Fórum. Ou ver uma matéria na Veja e depois procurar a versão da Carta Capital. Um cidadão informado por várias ideologias não acredita cegamente em nenhuma delas. Mas as olha de forma crítica e fundamentada, evitando, assim, o clássico discurso da mídia, que tem limites, assim como todos.

Leia todo tipo de mídia e veja sua mente abrir naturalmente.

   17 - Procure pontos positivos e negativos em tudo

Nada é tão ruim a ponto de estar errado em tudo e nada é tão bom a ponto de ser perfeito. Evite olhar somente o lado positivo ou negativo. O mundo é feito de pessoas que possuem diversas facetas, algumas positivas e outras negativas. As obras dessas pessoas, consequentemente, terão também lados positivos e negativos. Isso é fato.

Procure, então, entender esses lados com o objetivo de melhorar tanto os aspectos positivos quanto os negativos.

   17- Abra sua mente

Ninguém sabe de tudo. Nem você. Um idoso pode perfeitamente aprender uma profunda lição de vida com uma criança. Lembre-se que somos todos aprendizes e não estreite seu conhecimento achando que sabe muito.

   18- E, para terminar, exercite essas dicas!

De nada serve ter um guia se ele não for levado à prática. Ajude a melhorar seu país difundindo uma visão objetiva e crítica da realidade. A sociedade precisa de você!!
-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.