Somente 49 cidades de Pernambuco serão beneficiadas com a entrega de 280 viaturas de polícia

sábado, fevereiro 08, 2020


O Estado de Pernambuco tem 184 municípios, mas apenas 49 cidades do interior e da Região Metropolitana serão beneficiadas com a entrega de 280 viaturas de polícia, adquiridas através de recursos de uma emenda de bancada no valor de R$ 18,8 milhões.

Isso num ano de eleição municipal é um espetáculo – uma chuva de votos. No caso, para os candidatos a prefeito apoiados pelos parlamentares que têm bases nos municípios onde as viaturas vão chegar buzinando.

Coordenador da bancada federal pernambucana,  junto com  Wolney Queiroz (PDT), o deputado federal Augusto Coutinho (SD) anunciou, nesta semana, após reunião com o secretário estadual de Defesa Social, Antônio de Pádua, os acertos feitos para a entrega das viaturas e a expectativa é a de que haja um grande evento no Recife.

Não é pra menos. Recurso de emendas, seja de bancada ou individual, é um capital eleitoral e a destinação do dinheiro para obras ou benefícios nesse ou aquele município cria uma relação viciada entre  os recursos das emendas parlamentares e os votos que os prefeitos vão garantir mais adiante. É, portanto, uma relação de troca –  de um lado, o capital financeiro, do outro, o capital eleitoral.

Essa realidade transforma deputados em donos das chamadas bases eleitorais, denominação moderna para currais eleitorais, que se caracterizavam em outros tempos pela fidelidade canina de prefeitos aos velhos “coronéis”. É por isso que a briga pela liberação das emendas é tão acirrada. E outro lado dessa moeda é a pressão ora do Executivo ora do Legislativo para aprovar ou derrotar matérias de interesse dos governos. A foto é meramente ilustrativa.

Por Divane Carvalho/DP
-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.