Data Magna de Pernambuco marca história libertária do Estado

sexta-feira, março 06, 2020
Resultado de imagem para data magna

A Revolução Pernambucana é considerada o primeiro movimento libertário do Brasil com relação a Portugal, e passou a ser feriado desde 2017, quando completou 200 anos.
O movimento social na época (1817),  tinha o objetivo de conquistar a independência do Brasil em relação a Portugal. A busca era por implantar um regime republicano, elaborando uma constituição própria. Havia uma insatisfação popular muito grande com os privilégios da corte portuguesa, que havia chegado ao País em 1808.
Houve intensa disputa pelo poder. gerando violência nessa Revolução. Ao descobrir a revolta, o governador da província de Pernambuco, Caetano Pinto de Miranda Montenegro, ordenou a prisão dos envolvidos. Os revolucionários resistiram, dominaram o Recife e implantaram um governo provisório. O governador fugiu do Estado.
A data 6 de março marca o dia em que o capitão José de Barros Lima, conhecido como “Leão Coroado”, matou o comandante português que lhe havia dado voz de prisão e tomou com seus aliados o quartel do Regimento de Artilharia, no bairro de Santo Antônio. O episódio é considerado o estopim da Revolução de 1817.
Porém, o governo português se organizou e com ordem de Dom João VI, rei de Portugal, foi articulada uma repressão contra os rebeldes. Os embates duraram 75 dias, sob o comando de Luís do Rego Barreto, culminando com a derrota dos envolvidos na Revolução. Luis Barreto virou governador-geral de Pernambuco.
A bandeira de Pernambuco, ícone do Estado, foi criada nesse movimento. Foi originada na  Revolução de 1817 sendo oficializada na comemoração do seu centenário (1917), através do decreto  nº. 459/1917.
-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.