23 de Novembro | Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil
Por Juliano Oliveira
O câncer é uma doença considerada rara na infância.
Apesar disso, é importante destacar que 80% das crianças e adolescentes acometidos da doença têm chances de cura se diagnosticados precocemente e tratados em instituições de saúde especializadas.
O primeiro passo para promover o diagnóstico precoce é, sem dúvidas, a atenção. A doença pode se manifestar de muitas formas, alguns sinais podem ser facilmente confundidos com sintomas de doenças comuns da infância. Por isso, é muito importante que pais e responsáveis mantenham o acompanhamento da criança com o médico pediatra sempre em dia.
A oncologista pediátrica do HCL Dra. Tânia Anegawa dá destaque para alguns dos sintomas mais comuns do câncer infantil: palidez inexplicada; dores nos ossos e nas juntas (com ou sem inchaços); manchas roxas ou sangramentos sem machucados; caroço em qualquer parte do corpo, principalmente na barriga; entre outros.
No caso do aparecimento de qualquer um desses sinais, é importante levar a criança ao médico para investigação, pois só um profissional da medicina capacitado poderá identificar a causa e dar sequência ao tratamento.
“Infelizmente não há prevenção, mas o diagnóstico precoce garante maiores chances de cura e menor tempo de tratamento”, alerta e finaliza Dra. Tânia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário