Saepe, avaliação para medir aprendizado em escolas municipais e estaduais de Pernambuco, acontece nesta quarta-feira
Por Margarida Azevedo/JC
Perto de encerrar o ano letivo de 2022, alunos de escolas estaduais e municipais pernambucanas realizam, nesta quarta-feira (30), provas do Sistema de Avaliação de Pernambuco (Saepe). A previsão é que 378.760 estudantes respondam testes de português e matemática.
Realizado pelo governo estadual há 14 anos, o Saepe mede o aprendizado de estudantes nas etapas finais da educação básica (alfabetização, ensino fundamental e ensino médio) e serve como importante diagnóstico para nortear gestores e professores nas suas ações pedagógicas.
O Saepe estava inicialmente programado para ocorrer no dia 8 de novembro, mas devido às fortes chuvas que atingiram sobretudo cidades da Zona da Mata e do Agreste, teve que ser adiado para o último dia do mês.
A avaliação mobiliza gestores e professores de muitas escolas. Para incentivar a participação dos estudantes, muitas unidades oferecem atividades como café da manhã especial e sorteio de brindes.
Quem participa do Saepe
O Saepe é respondido por alunos dos 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Da rede estadual devem participar 117.898 estudantes. Das escolas municipais serão 269.862 crianças e adolescentes.
Com os resultados da avaliação, o governo estadual calcula o Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), indicador semelhante ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação.
A partir do cumprimento de metas do Idepe, professores das escolas estaduais recebem o Bônus de Desenvolvimento da Educação (BDE), gratificação extra paga normalmente em outubro.
Diagnóstico
“O Saepe é uma avaliação anual feita pela Secretaria de Educação de Pernambuco desde 2008. Nessa avaliação a gente consegue ver os resultados de proeficiência em língua portuguesa e matemática de crianças do 2º ano, ou seja no processo de alfabetização, de alunos do 5º ano e do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio”, explica a secretária executiva de Educação de Pernambuco, Ana Selva.
“Esses resultados são muito importantes para a Secretaria de Educação avaliar como está o ensino e assim propor intervenções pedagógicas. Também para cada professor analisar como foi o desempenho da sua turma e igualmente propor ações mais específicas, a partir de onde os estudantes apresentaram dúvidas”, observa Ana Selva.
Ela ressalta que o Saepe é resultado de uma parceria do governo estadual com as prefeituras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário