Paróquia de São José de Custódia prepara programação especial na Semana Santa
Por Juliano Oliveira
A Semana Santa, um dos feriados mais aguardados pela Igreja Católica, começa no Domingo de Ramos (2) e vai até o Domingo de Páscoa (9). A data celebra, religiosamente, a libertação da humanidade do pecado em troca do sacrifício de Jesus. Confira o calendário da celebração.
As principais representações desse momento são a paixão (martírio), a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
O ponto alto da Semana Santa começa nesta quinta-feira (6), data em que é celebrada a Missa da Santa Ceia do Senhor. Neste dia, inicia-se o Tributo Pascal. O momento é o marco da instituição da Eucaristia.
Foi neste dia que Jesus, antes de ser preso e morto, tomou o pão, deu graças, o consagrou, distribuiu aos discípulos, dizendo: “Tomai e comei, isto é o meu corpo”, mistério profundo do poder e do amor de Deus. “Tomou o vinho, deu graças, isto é o meu sangue”.
Na Sexta-feira Santa ou da Paixão (7), relembra-se a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário. A data é considerada feriado nacional em muitos países. Em sinal de respeito, a igreja costuma ficar em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos de Jesus.
Além disso, na Sexta da Paixão, toda a igreja permanece em luto e tristeza. São retirados dos altares todos os enfeites, toalhas, flores e velas. Sobretudo, é um dia de rituais e penitências, como o jejum.
Já o Sábado de Aleluia (8), véspera da Páscoa, celebra o aguardo pela ressurreição de Jesus após sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento.
Por fim, a Semana Santa é encerrada com o Domingo de Páscoa (9), quando é comemorada a ressurreição de Cristo, no terceiro dia após sua crucificação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário