Arcoverde está na lista das dez cidades que tem o melhor céu para observação no Brasil

domingo, abril 09, 2023


A cidade de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, está na lista das dez cidades do país com melhor céu para observação, de acordo com o ranking do Observatório Nacional do Rio de Janeiro. O município conta com projetos de astronomia e um mirante que recebe turistas e a população da cidade.

Arcoverde entra na lista em decorrência de fatores climáticos que contribuem com a observação do céu. A cidade está localizada entre três massas de ar, uma que vem do Oceano Atlântico Norte, outra do Atlântico Sul e outra Amazônia.

As duas se encontram em Arcoverde e provocam uma espécie de limpeza na atmosfera, o que acaba deixando o céu mais limpo e propício para a observação. Este é um dos fatores que favorece a criação de projetos voltados à astronomia na cidade.

A cidade conta com uma Associação Astronômica, que desenvolve projetos para a observação do céu. “Já colocamos mais de 15 mil pessoas para observarem os céus conosco. As pessoas se emocionam, a gente coloca principalmente pra ver a lua, mas também já observamos cometas, chuvas de meteoro e fizemos vários encontros”, explica Johnson Carvalho, diretor da associação.

Confira o ranking completo:

  1. Sossego (PB), a 237 km de João Pessoa;
  2. Arcoverde (PE), a 252 km do Recife;
  3. Itacuruba (PE), a 466 km do Recife;
  4. Pé da Serra (BA), a 173 km de Salvador;
  5. Anápolis (GO), a 55 km de Goiânia;
  6. Itabira (MG), a 99 km de Belo Horizonte;
  7. Nova Friburgo (RJ), a 137 km do Rio de Janeiro;
  8. Atibaia (SP), a 60 km de São Paulo;
  9. Paranaguá (PR), a 90 km de Curitiba;
  10. Nova Hamburgo (RS), a 60 km de Porto Alegre.
-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.