Prefeitura de Custódia abraça campanha de conscientização, inclusão, informação e combate ao preconceito contra o autismo
Neste domingo, 2 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A campanha mundial neste ano tem como tema: “Mais informação, menos preconceito”.
Os números mostram que a detecção desse transtorno do desenvolvimento, marcado por dificuldades de comunicação, comportamentos repetitivos e interesses restritos, está em franco crescimento.
Segundo pesquisa publicada no BBC Brasil, o autismo é 3,8 vezes mais frequente em meninos — cerca de 4% deles têm a condição.
Mas as mudanças no genoma não são capazes de explicar 100% dos casos.
É aí que entram os fatores ambientais, principalmente aqueles que acontecem durante os nove meses de gestação.
Segundo pesquisa, filhos de pais ou mães mais velhos, que já passaram dos 35 anos de idade no momento da concepção, têm um risco maior de apresentar o distúrbio.
Questões como estresse, sobrepeso, diabetes gestacional e hipertensão durante a gravidez são outros fatores de risco.
O autismo não é algo que se adquire: a pessoa já nasce com o transtorno e, desde os primeiros meses de vida, apresenta padrões que podem levantar a suspeita e a necessidade de uma avaliação médica.
Por sua vez, a Prefeitura Municipal de Custódia, através da Secretaria Municipal de Educação, abraça campanha de conscientização, inclusão, informação e combate ao preconceito. O Transtorno do Espectro Autista, popularmente conhecido por TEA, é um distúrbio de neurodesenvolvimento caracterizado por fragilidades comportamentais, comunicativas e sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário