Acadêmico de Custódia participa do 59º Congresso da UNE

domingo, julho 16, 2023
Por Juliano Oliveira 

Mais de 10 mil pessoas participaram do 59º Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (Conune), promovido no período de 12 à 16 de julho, em Brasília, onde foram abordados diversos temas.

Entre os participantes, esteve o jovem acadêmico de Custódia do 8º ano de Psicologia da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - Aesa, Tiago André de 21 anos. 

Tiago André que também integra a delegação do Coletivo Para Todos. Ele reforça a importância de participar do Congresso. “É muito gratificante estar participando do 59º CONUNE congresso da UNE, onde está reunidos estudantes de todo o país, em prol de uma educação de qualidade e para todos, jovens com um projeto de vida, em busca de uma política igualitária e universal. Acho que nós, jovens, temos que nos inserirmos nesses espaços de articulações, ocupar mesmo, ir à luta. Sair do interior de Pernambuco de ônibus não é fácil, tem que ter coragem e é isso que me fez estar  aqui, representando os estudantes secundaristas e universitários do nosso município, Custódia. Conheça algumas das principais reivindicações do coletivo PARATODOS: Reconstruir o Brasil com Lula! Defesa das estatais, do bem viver e da nossa soberania nacional; Universidade pública, gratuita e de qualidade! Com autonomia universitária, liberdade de cát- edra e valorização dos profissionais da educação;
Manutenção das cotas de ações afirmativas nos processos seletivos com regulamentação do uso de nome social em todas as burocracias universitárias.
A aplicação do PNAES e 10% do pré-sal para a saúde e educação; O fim das mensalidades abusivas nas universidades privadas; O perdão das dívidas do FIES;
Assistência estudantil em todas as instituições do país, regulamentando as políticas de permanência nas universidades privadas, estaduais e federais; Políticas de assistência para alunos PCDs! Precisamos de acessibilidades nos espaços físicos e também nos virtuais; Combate a todas as formas de opressões, preconceitos e violência. Na luta por uma sociedade antirracista, feminista e contra a LGBTQIA+fobia; Pela cultura de paz e repúdio à violência nas Instituições de Ensino; Derrubar os interventores de Bolsonaro DEFESA IRRESTRITA DE UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS! Agradeço, ao coletivo PARA TODOS, ao qual de forma muito especial fez-me participar desse evento.  Abraços,  Juliano Oliveira.
Brasília, 16 de Julho de 2023”, comemorou o estudante acadêmico.
-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.