Prefeitura de Custódia encerra campanha "Agosto Lilás" enfatizando a importância e a conscientização da denúncia
Por Juliano Oliveira
O "Agosto Lilás" é uma campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Ele foi desenvolvido em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, criada em 7 de agosto de 2006 e que, em 2023, completou 17 anos.
Durante todo o mês de agosto foram desenvolvidas pela Prefeitura de Custódia, através das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, em parceria com a Coordenadoria da Mulher, Creas, Cras, Cadastro Único e Criança Feliz atividades de conscientização e a campanha Agosto Lilás superou as expectativas. A Prefeitura de Custódia teve a oportunidade de realizar nesta segunda-feira (28) o evento de encerramento na Praça Padre Leão com apresentações que marcaram os presentes, o essencial é que a Prefeitura, através da campanha conseguiu tocar muitas mulheres que sofrem violência.
O evento contou com orientação sobre o combate à violência contra a mulher e prestação de serviços, além de apresentação cultural do NUCA e grupo de Mulheres Quilombolas.
A Prefeitura de Custódia conseguiu chegar ao seu objetivo que é transmitir as mulheres que elas não estão sozinhas.
A Prefeitura de Custódia faz ações durante todo o ano, mas esse período é um marco para intensificar as atividades e conscientizar ainda mais a sociedade sobre a importância da lei e as ferramentas existentes para o combate à violência, como o Disque 180.
O prefeito Manuca ressaltou que a campanha encerrou, mas as ações continuam. “Eu quero agradecer a população de Custódia que incorporou a nossa campanha Agosto Lilás porque ela precisava chegar em todos os ambientes,” frisou o prefeito.
TIPOS DE VIOLÊNCIA
A violência não é só física, também abrange todos os atos de violação dos direitos civis (liberdade, privacidade, proteção igualitária); sociais (saúde, educação, segurança, habitação);econômicos (emprego e salário); culturais (manifestação da própria cultura) e políticos (participação política, voto).
A violência se expressa das mais diversas formas sendo a mais conhecida, a violência física, infelizmente não estamos imune a nenhuma delas que são:
Violência Emocional/Psicológica
Xingar, humilhar, ameaçar, amedrontar, intimidar, criticar continuamente, desvalorizar, diminuir a autoestima, chantagear, constranger, etc.
Violência Sexual
A vítima é obrigada a presenciar, manter ou participar de relação sexual ou contato físico não desejado por meio de intimidação ou uso da força, forçar a olhar imagem de pornografias, impedir de prevenir a gravidez e fazer aborto; forçar a se prostituir.
Violência Física
Agressão física que pode ou não deixar marcas como: Empurrões, chutes, tapas, socos, puxões de cabelos, arremesso de objetos com a intenção de machucar, sacudir ou segurar com força, cortar, queimar, etc.
Violência Patrimonial
Quando há retenção, furto, destruição de bens matérias ou objetos pessoais da vítima como: instrumentos de trabalho, documentos e roupas, controlar ou tirar dinheiro contra a sua vontade.
Violência Moral
Depreciar a imagem e a honra da vitima por meio de calunia, difamação e injuria, como espalhar boatos e falsas acusações. Essa violência também pode ocorrer pela internet, como o compartilhamento de fotos intima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário