Postos de combustíveis serão fiscalizados para evitar crimes eleitorais em Sertânia

segunda-feira, setembro 10, 2012

foto ilustrativa
Responsáveis por postos de combustível no município de Sertânia, no Sertão do Estado, firmaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para auxiliar a Instituição a fiscalizar despesas de candidatos, partidos políticos ou doadores com o abastecimento de veículos. Com a iniciativa o promotor de Justiça e autor do Termo, Guilherme Vieira Castro, visa evitar que carros, cujos proprietários não estejam a serviço da campanha, recebam combustível às custas de candidatos para participar de carreatas, o que configura crime eleitoral.

O representante do MPPE tomou por base a Lei n° 9.504/97, que considera gasto eleitoral, sujeito a registro, o valor destinado ao deslocamento de candidato e pessoas que trabalham na campanha. Por isso o Termo prevê que os responsáveis pelos postos enviem semanalmente à Promotoria de Justiça um relatório com o nome dos candidatos, partidos, coligações ou terceiros que tenham financiado o abastecimento de veículos para participar de eventos eleitorais.

Caso as  medidas estabelecidas pelo TAC não sejam cumpridas, será aplicada multa diária de R$ 1 mil, sem prejuízo às demais sanções eleitorais aplicáveis. De acordo com o Código Eleitoral, o responsável por fornecer ao eleitor qualquer tipo de vantagem, mesmo que não aceita, em troca de seu voto, pode receber pena de até quatro anos de reclusão.
-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.