Ano Legislativo é aberto com discursos de Dilma, Calheiros e Joaquim Barbosa

terça-feira, fevereiro 05, 2013

  • Abertura oficial dos trabalhos legislativos do ano de 2013
    A partir da dir.: Gleisi Hoffmann, Henrique Eduardo Alves, Renan Calheiros e Joaquim Barbosa antes da sessão.
    O Congresso Nacional realizou, nesta segunda-feira (4), sessão solene para inaugurar o ano legislativo. Comandada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, a sessão contou também com a presença do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves; do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa; e da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que trouxe a mensagem ao Legislativo da presidente da República, Dilma Rousseff.
    Na mensagem, lida pelo primeiro-secretário da Câmara e também do Congresso, deputado Marcio Bittar (PSDB-AC), Dilma Rousseff fez um balanço de sua gestão no ano passado. Ela destacou que, apesar do Produto Interno Bruto (PIB) baixo, o Brasil conseguiu manter um cenário mais positivo que muitos países desenvolvidos.
    Um dos pontos considerados positivos pela presidente foi o que chamou de expansão do crescimento do emprego no País, resultado de "políticas ousadas e ações anticíclicas", que levaram "à preservação da economia".
    Entre as iniciativas em que pretende contar com apoio do Congresso, a presidente citou a redução da carga tributária, especialmente por meio da ampliação da desoneração na folha de pagamento. “Em parceria com o Congresso, estados e municípios, [esperamos] avançar mais, aprovando medidas que deixem mais justa e racional a carga tributária do País”, afirmou.
    Para a presidente da República, também serão importantes os debates em torno das novas regras do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do aprimoramento de marcos regulatórios, como o do sistema portuário nacional.
    Em relação à educação, ela lembrou que os royalties do petróleo podem ser uma alternativa financeira para o alcance das metas do governo no Plano Nacional de Educação (PNE). Nesse sentido, adiantou que o Executivo manteve a realização dos leilões para novos blocos de exploração de petróleo, tanto para a área do pré-sal, sob o regime de partilha de produção, marcado para novembro; quanto para novos contratos sob o regime de concessão, marcado para maio.
    Crescimento justo
    Para o presidente do Senado e do Congresso, Renan Calheiros, as duas Casas do Legislativo devem continuar a ajudar o governo a criar propostas para o crescimento justo do Brasil. Ele disse que logo vai se reunir com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, para iniciar uma agenda de mudanças quanto às medidas provisórias, vetos presidenciais e execução de emendas parlamentares.
    Quanto às reformas, na opinião de Calheiros, o Parlamento deve dar preferência às reformas microeconômicas e tributárias. “Nossas conquistas devem continuar, com mais agilidade diante das crises, economia para os cofres públicos, maior arrecadação, renda e justiça social”, afirmou.
    Entre as medidas já aprovadas pelo Congresso, o senador destacou discussões importantes como a reforma do poder Judiciário, a Lei da Ficha limpa, a simplificação da Previdência, com uma nova previdência para funcionários públicos, e o financiamento da educação por meio do Fundeb.
    Novos códigos
    Em seu discurso, o presidente do Supremo, ministro Joaquim Barbosa, ressaltou a importância das relações entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “A independência e a convivência harmônica entre os três poderes são os fatores essenciais à democracia”, afirmou.
    Barbosa ressaltou também que o Legislativo começará um ano atento aos anseios da população quanto aos projetos de lei pendentes de análise. Barbosa pediu especial atenção aos projetos dos novos códigos de Processo Civil e Penal, “sem os quais se torna extremamente difícil o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional no País, interesse de todos nós”.
    Reportagem - Eduardo Piovesan
    Edição - Juliano Pires

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.