Dia 05 de Fevereiro. Dia Nacional da Mamografia: exame é essencial para prevenção de doenças

segunda-feira, fevereiro 04, 2013
O Blog Diário Político Custodiense parabeniza todos os médicos que se dedicam á este método diagnóstico.



O Dia Nacional da Mamografia é comemorado em 05 de fevereiro. A data criada em 2004, pela então Senadora Lucia Vânia, foi um pedido oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR). O dia foi escolhido em homenagem à Santa Ágata, protetora das doenças mamárias e padroeira dos mastologistas, que viveu durante o século III, na Sicília, Itália.
O objetivo do CBR ao sugerir a criação desta data foi incentivar as discussões sobre a necessidade de ampliar o acesso a mulheres acima dos 40 anos ao exame, assim como monitorar a qualidade dos serviços prestados à população, em âmbito público e privado, reforçando a preocupação com a distribuição, manutenção e utilização correta dos mamógrafos. Além disso, alertar a sociedade sobre a importância da realização da mamografia para a prevenção ou detecção do câncer de mama, entre outras doenças.
De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.Diagnosticar precocemente a doença é a melhor maneira de trabalhar pela cura e a mamografia é um dos exames mais confiáveis para detectá-lo.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas. O Inca estima que, em 2012, surjam 52.680 novos casos. Relativamente raro antes dos 35 anos, a incidência do câncer de mama acima desta faixa etária cresce rápida e progressivamente.

-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.