Dilma sanciona lei que torna exploração sexual de menores crime hediondo

sexta-feira, maio 23, 2014

Violência contra menor

Condenados por este tipo de crime não terão direito à anistia ou qualquer tipo de indulto e não poderão pagar fiança

por Portal BrasilPublicado21/05/2014 12:19Última modificação22/05/2014 12:05


Nesta quarta-feira (21), a presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou a lei que classifica a exploração sexual de crianças e adolescentes como crime hediondo. A aprovação do Projeto de Lei acontece em um momento em que todo o País se mobiliza para as questões da violência contra as crianças e adolescentes.
De acordo com a nova lei (PL 7220/14), os condenados por este tipo de crime não terão direito à anistia ou qualquer tipo de indulto e não poderão pagar fiança. Além disso, terão de cumprir pelo menos 2/5 da pena no regime fechado antes de pedir a progressão a outro regime, em caso de réu primário, e 3/5 em caso de reincidentes. Nos crimes comuns, a progressão de pena pode ser pedida após o cumprimento de 1/3 da condenação.
Através de sua conta no Twitter, a presidenta disse: "A partir de hoje, o Brasil passa a contar com um forte instrumento legal na luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Sancionei a lei que faz dessa prática um crime hediondo, impondo sentenças mais duras. Participaram da cerimônia os criadores do aplicativo , que denuncia violência contra crianças,, madrinha do , e o cantor , parceiro do ."



A cerimônia de sanção da lei contou ainda com a presença da ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti. A programação prevê o lançamento da publicação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a apresentação do Dossiê Amazonas, e ainda uma solenidade e entrega do Prêmio Neide Castanha, que busca homenagear personalidades e instituições que, assim como Neide Castanha, se destacaram na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes, e que está em sua quarta edição. 
Caravana Siga Bem Criança

Foto: Mais mobilização na Campanha Proteja Brasil! Acontece neste momento, em Brasília, a Caravana Siga Bem Criança dentro das atividades da Semana de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Ministra anuncia que a presidenta Dilma Dilma Rousseff sancionará hoje a lei que torna crime hediondo os crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes.
 
O percurso está sendo feito em carro de som aberto e a população sendo convidada a denunciar e integrar a rede de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. No final da manhã a comitiva volta ao Parque da Cidade (ao lado do Parque de Diversões), onde crianças de várias escolas públicas do DF participam de atividades culturais e educativas.

Foto : Mariana Leal

As atividades da caravana Siga Bem Criança tiveram início no período da manhã com uma passeata em Brasília (DF) a partir da Funarte, no eixo Monumental, até o estacionamento do Parque Ana Lídia, no Parque da Cidade. Durante o percurso, a ministra Ideli Salvatti, a apresentadora Xuxa Meneghel e do cantor Sérgio Reis convidaram a população para juntos combaterem o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
A oitava edição da caravana prevê duas equipes percorrendo um total de 30 mil quilômetros, passando por 95 municípios de 20 estados. Este ano, a Caravana Siga Bem percorre o país em duas equipes No total, são 12 caminhões, sendo 8 carretas e 4 caminhões truck, 2 ônibus e 4 carros de apoio, que percorrerão aproximadamente 30 mil quilômetros de estradas, visitando cerca de 20 estados, incluindo o Distrito Federal e 95 cidades, no período de noves meses.
Visita ao Disque 100
Logo após o encerramento da Caravana, âs 13h30, a apresentadora Xuxa Meneghel, acompanhada da ministra Ideli Salvatti, visita a Central de Atendimento do Disque Direitos Humanos – Disque 100, em Brasília. Na ocasião, Xuxa deverá atender uma ligação aleatória da Central, acompanhada de um teleatendente.
Prêmio Neide Castanha
Ainda na quarta-feira (21), às 14h, a Frente Parlamentar da Câmara dos Deputados em Defesa da Criança e do Adolescente realiza a cerimônia em alusão ao 18 de Maio e a 4ª Edição do Prêmio Neide Castanha, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. O prêmio é destinado a pessoas físicas e jurídicas que se destacaram por sua atuação na promoção e defesa dos direitos infanto-juvenis e no enfrentamento da violência sexual. 
A apresentadora Xuxa Meneghel é uma das presenças aguardadas. Xuxa é representante da Rede Não Bata, Eduque!, que combate o uso de castigos físicos contra crianças e adolescentes. O evento é realizado em parceria com o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes.
Arena Corinthians
No último domingo (18), a campanha nacional para divulgar os compromissos da Mobilização Nacional Proteja Brasil – Faça Bonito com a defesa dos direitos de crianças e adolescentes foi aplaudida pelos torcedores presentes no jogo de inauguração da Arena Corinthians.
A iniciativa contou com a exposição de uma bandeira com 30 metros de comprimento minutos antes da partida entre Corinthians e Figueirense quando o estádio já estava próximo de sua lotação. O público pagante foi de 36.123 pessoas.
Fonte:
Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo
-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.