PMDB tentará convencer Sarney a não abandonar vida política

quarta-feira, junho 25, 2014
Eunício Oliveira disse ontem que "irá dar corda" para o senador José Sarney não abandonar a disputa eleitoral. O presidente do PMDB, Valdir Raupp, informou que fez um apelo ao senador para que ele mude de ideia


Sarney quer abandonar carreira política,mas colegas resistem à ideia
O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), disse ontem que a intenção do senador José Sarney (PMDB-AP) de deixar a disputa política e não concorrer à reeleição não é novidade. “Ele vem dizendo há tempos que está cansado. Ora ele anima ora desanima. A família quer que ele dê um tempo. Ele também tem um problema de saúde, de arritmia. Havia uma conversa de que, se ele saísse, entraria (o ex-senador) Gilvam Borges (presidente do PMDB no Amapá), mas ele não comunicou nada ao partido nem ao Renan (Calheiros, presidente do Senado) nem a mim”, disse.
Apesar da nota publicada pela assessoria no Amapá e de amigos e assessores próximos ao senador confirmarem a intenção dele de não disputar mais eleições, o gabinete de Sarney em Brasília não confirma a informação. Diz apenas que o parlamentar confirmou presença na convenção do PMDB no Amapá marcada para sexta-feira, 27, quando deve se posicionar oficialmente sobre o assunto. Até lá, nomes importantes do PMDB vão tentar convencê-lo a continuar na disputa eleitoral. “Vou dar corda para ele ir para a luta”, disse Eunício.

Contudo, Eunício destaca que além da pressão da família, da saúde frágil da mulher, Marly, outros fatores podem influenciar a questão: a idade, 84 anos, e o novo formato das alianças regionais, definido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “Quando o STF quebrou a verticalização (das alianças partidárias nos estados) não foi uma coisa boa para a política brasileira. Meu partido tem uma aliança com a Dilma, mas nos estados pode fechar aliança com o DEM e o PSDB, que são partidos de oposição”.
No último dia 23, a assessoria de Sarney no Amapá divulgou nota sobre a desistência do senador de tentar a reeleição. Segundo o texto, Sarney quer parar um pouco com esse ritmo de vida pública que consumiu quase 60 anos da vida dele, afastando-o do convívio familiar.

O senador passou por diversos problemas de saúde nos últimos anos. Em abril de 2012, ficou internado na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e passou por um cateterismo. Em julho do ano passado, o parlamentar voltou a ser internado depois de passar mal no casamento de uma das netas.

Raupp faz apelo
O presidente do PMDB, Valdir Raupp (RO), confirmou a decisão de Sarney de não disputar a reeleição ao Senado. Em conversa por telefone, Sarney disse ao presidente da sigla que vai encerrar sua carreira política em razão da saúde frágil de sua esposa, mas ouviu do presidente do PMDB um apelo para permanecer na vida pública. Raupp não descartou a possibilidade de Sarney mudar de ideia até sexta-feira, quando o PMDB do Amapá realiza sua convenção estadual, porque considera que o peemedebista tem apoio suficiente para se reeleger senador pelo Amapá.”O nosso desejo é que ele continue (na vida política)”, diz.
-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.