Comemorações em 19 de julho

sábado, julho 19, 2014

Dia da Caridade. A caridade sempre esteve presente, em maior ou menor grau, na história da humanidade. As pessoas de um mesmo grupo social se ajudavam, e a partir desta troca se dava o progresso do grupo e dos indivíduos.
Mas o conceito de caridade se tornou mais claro com o cristianismo, através do mandamento que diz: “amai-vos uns aos outros”. Este é o princípio da caridade, amar e ajudar ao próximo.
Ao longo dos séculos, a caridade foi sendo exercitada não apenas pela Igreja, mas por pessoas e grupos que tinham como objetivo fazer o bem ao próximo. Hoje, solidariedade é um termo mais presente na sociedade. É um conceito abrangente, mas em sua origem está a idéia de caridade.
"Nós temos de fazer tudo para que todos tenham igualmente seus direitos reconhecidos e a sua oportunidade de vida. Todos, sem distinção, todos os seres humanos. A caridade vai nessa direção. E isso é ética. Ética é reconhecer a dignidade do ser humano e agir segundo a dignidade inviolável de cada ser humano. E a caridade ainda inclui justiça social, solidariedade e tudo aquilo que ajuda a promover as pessoas, a libertar as pessoas de todas as suas opressões. No entanto, a justiça sozinha não consegue cuidar das pessoas. Porque a justiça cobra, mas, por essência, não perdoa.
A caridade perdoa". (Trecho do discurso do Cardeal Dom Cláudio Hummes, arcebispo de São Paulo, durante a conferência entitulada  “Ética e Solidariedade - o verdadeiro conceito de caridade cristã”, em 2002).
O conceito de caridade é praticamente inexistente na tradição judaica. "Os judeus não fazem caridade: em vez da caridade, o judeu faz tsedacá, justiça. Quando um judeu faz uma contribuição em dinheiro, tempo ou recursos aos necessitados, não está sendo benevolente, generoso ou "caridoso. Está fazendo aquilo que é certo e justo". (Baseado nos ensinamentos de Lubavitcher Rebe).
Independente de uma data específica ou de crenças religiosas, a caridade e a solidariedade devem ser praticadas cotidianamente. Madre Teresa de Calcutá, que ganhou Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho, dedicou toda a sua vida para trazer conforto e bem estar aos mais necessitados. Francisco da Silva Xavier, ou Chico Xavier, como ficou conhecido, também trabalhou toda a vida para propagar o bem e a caridade, através dos preceitos da doutrina espírita.
No Brasil, o dia 19 de julho tornou-se oficialmente o Dia da Caridade através da Lei nº 5.063, de 1966, por decreto do então presidente Humberto Castelo Branco. Ironicamente, em plena ditadura militar.
Ajudar o próximo, promover a inclusão social, diminuir de alguma forma o sofrimento das pessoas, tudo isso é ser caridoso. Pratique a caridade todos os dias!
Dia Nacional do Futebol. O dia 19 de julho foi escolhido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como o Dia Nacional do Futebol em homenagem ao primeiro clube de futebol do país, o Sport Clube Rio Grande, da cidade de Rio Grande/RS, fundado em 19 de julho de 1900. Grandes clubes do atual futebol brasileiro foram fundados antes, mas não nasceram como clubes de futebol especificamente. O time da Ponte Preta é o segundo  clube mais antigo, criado 23 dias depois, em 3 de agosto de 1900.
O esporte chegou ao Brasil através do brasileiro Charles Miller. O primeiro jogo de futebol no país foi realizado em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa. Este jogo foi entre funcionários da Companhia de Gás e da Cia. Ferroviária São Paulo Railway.
No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol (o Vasco da Gama foi um dos pioneiros na luta contra o racismo no futebol). Em 1950, a copa do mundo foi realizada no Brasil, sendo que a seleção brasileira perdeu o título, em pleno Maracanã para a seleção Uruguaia (Uruguai 2 x 1 Brasil ), sendo apontada até hoje, como a maior derrota do futebol brasileiro, que ficou conhecida por “maracanazo”. Apenas em 1958 conquistamos nossa primeira Copa. Os outros títulos foram em 1962, 1970, 1994 e 2002. A copa do mundo de futebol de 2014 será realizada novamente no Brasil.
O futebol é o esporte mais conhecido no mundo inteiro, sendo a paixão de milhares de torcedores fanáticos por seu clubes. No Brasil, essa paixão é ainda maior. A copa do mundo é o mais importante acontecimento da  história do futebol, e o Brasil é o único país que participou de todas as copas do mundo, além de ser a única seleção pentacampeã do mundo.
Também é brasileiro o jogador que é considerado “o melhor de todos os tempos”: Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente Pelé. Na Copa de 2006 mais um recorde foi alcançado. O brasileiro Ronaldo Nazário, o “Fenômeno”, superou a marca dos alemães Gerd Müller e Miroslav Klose, ambos com 14 gols, convertendo três gols na ocasião. Com isso o brasileiro alcançou 15 gols marcados em copas, tornando-se o maior artilheiro em copas do mundo.
  • Charles Miller
Nascido no Brás, em São Paulo, descendente de ingleses e escoceses, seguiu aos nove anos para a Inglaterra com a finalidade de estudar. Lá, aprendeu a jogar futebol. Nos jogos oficiais de seu colégio, Charles era um artilheiro implacável. Marcou 41 gols em 25 partidas. "Nosso melhor atacante. Drible maravilhosamente rápido e chute brilhante. Marca gols com grande eficiência", registrou na época o jornal da escola.
A história do futebol no país começou quando Charles Miller trouxe da Inglaterra a primeira bola, em 1894, e prosseguiu através dos anos para tornar o Brasil verdadeiramente o país do futebol.
Fonte: lproweb.procempa
Dia das Juntas Comerciais. 19 de julho, é comemorado no Brasil o dia das Juntas Comerciais, que são autarquias responsáveis pelo registro e inscrição de atividades empresariais no país, e é através delas que os empreendedores legalizam seus negócios, fazem alterações nestes, e até mesmo, arquivam contratos sociais. Em cada estado brasileiro há uma Junta Comercial e todas são compostas por uma estrutura organizacional semelhante, contendo Procuradoria, Secretaria Geral, Turmas, Plenário e a Presidência.
Esta base foi desenvolvida para que haja, em um único órgão, fiscalização, consultoria jurídica, administração, órgãos deliberativos e direção representativa, capaz de exercer funções executoras e administradoras dos serviços de registro. Todas as Juntas Comerciais são subordinadas ao Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC), que é o responsável pela supervisão e coordenação, estabelecimento e consolidação de normas diretivas gerais e manutenção do cadastro nacional das empresas mercantis em funcionamento no país, com a cooperação das juntas comerciais.
Fonte: .jucap.ap.
Comemorações nacionais e mundiais em 19 de julho
· Dia da Caridade - Comemoração do Brasil, conforme Lei Nº 5.063 de 4 de julho de 1966, com a finalidade de difundir e incentivar a prática da solidariedade e do bom entendimento entre os homens, que pode estar relacionada com a celebração de São Vicente de Paula, festejado em vários lugares do mundo também nessa data.
· Dia da Junta Comercial - Comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, para marcar a data da criação da Jucesp [Junta Comercial do Estado de São Paulo], que foi instituída pelo Decreto Nº 596 de 19 de julho de 1890, a partir do qual se reorganizou as Juntas e Inspetorias Comerciais do Estado, desvinculando-se a partir de então os negócios dos paulistas da subordinação ao Rio de Janeiro.
· Dia do Basquetebol - Comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 13.642 de 1 de setembro de 2009, possivelmente para marcar a data do nascimento do jogador brasileiro de basquetebol, Carmo de Souza ou "Rosa Branca", que veio ao mundo em 19 de julho de 1940 e que foi um dos poucos jogadores de basquete do Brasil a ter 2 títulos mundiais em prol do esporte nacional brasileiro.
· Dia dos Povos Oprimidos - Comemoração não confirmada.
· Dia Estadual do Músico - Comemorado no Estado brasileiro do Espírito Santo, conforme Lei Nº 9.466 de 14 de junho de 2010, para marcar a data do nascimento do violonista brasileiro do Espírito Santo, Maurício de Oliveira, que veio ao mundo em 19 de julho de 1925.
· Dia Nacional da Juventude LGBT - Comemoração da comunidade brasileira LGBTTTs [Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros e Simpatizantes].
· Dia Nacional do Futebol - Comemorado no brasil e oficializado na cidade brasileira de São Paulo-SP pela Lei Nº 14.485 de 19 de julho de 2007, a partir de decisão da então CBD [Confederação Brasileira de Desportos] em 1976, que hoje é a CBF [Confederação Brasileira de Futebol], para marcar a data da Fundação do "Vovô" Sport Club Rio Grande, que foi criado em 19 de julho de 1900 e graças ao empenho do cidadão brasileiro-alemão, Johannes Minnemann, na cidade brasileira de Rio Grande-RS, tendo então como objetivo, apenas o futebol e que, atualmente, é tido como o time de futebol mais antigo do Brasil ainda em atividade.
Fonte: DiasDe
Frase do Dia: “Onde não há caridade não pode haver justiça”. (Santo Agostinho)
-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.