Manifestações políticas: Como explicar para as crianças?

segunda-feira, março 21, 2016

Nossos filhos recebem informações de todas as partes, seja vendo as manifestações na rua, seja pelos meios de comunicação. Saiba como lidar

Os protestos pró e contra o governo estão em todos os lugares: ruas, jornais, internet, tvs e rádios. As crianças podem ficar sem entender direito o assunto, com tanta confusão e opiniões. Você já pensou em como abordar um assunto tão complexo com seus filhos?
O filósofo Mario Sergio Cortella disse a revista Cláudia que a discussão é fundamental. "O omisso é cúmplice. Os pais que escondem do filho temas importantes estão furtando dele a completude na formação - e tendem a fazer da criança uma vítima de um sistema que pode ser maléfico. A família deve discutir temas sociais, sim. Se ela decide não ir à rua, deve explicar o porquê. Há pais que dizem: "Não me meto em política". Ao agir assim, já se meteram. Isso é nocivo.", explica.
Veja dicas da publicação sobre a melhor maneira de abordar o tema:
Como falar?
Se seu filho não perguntar, introduza o assunto e pergunte o que ele sabe sobre o tema. Então, proponha que vocês pesquisem juntos quais são as reivindicações dos manifestantes pró e a favor do tema e procure não ser maniqueísta.
Debate nas redes
Explique a seu filho que nem tudo o que está na internet é verdadeiro. E não são somente informações falsas: a maneira de abordagem pode levar também à confusão. Incentive sempre a pesquisa e o respeito na ora de opinar. É possível aceitar a opinião alheia, mesmo discordando. Isso é um ótimo exemplo de como conviver em sociedade e praticar a democracia.
Devo levar meus filhos às manifestações?
De acordo com a especialistas, o ideal é que o jovem tenha mais de 15 anos. Antes disso, pode ser estressante e perigoso. Instrua seu filho a manter-se longe de possíveis focos de confusão. Se puder e concordar com a demanda, vá com ele.
-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.