Vereador Cristiano Dantas tem projeto aprovado e Rua de Custódia perpetuará o nome de Tenente Manoel Mariano Filho

sexta-feira, novembro 24, 2017
Tenente Manoel Mariano Filho 

Por Juliano Oliveira

Os vereadores de Custódia aprovaram nesta terça-feira (21), por unanimidade, o Projeto de Lei Nº 023/2017, que denomina oficialmente como Rua Tenente Manoel Mariano Filho à Rua paralela a Rua Resielio de Rezende Rafael, localizada no centro da cidade, próximo a Unidade Mista Elizabeth Barbosa. O projeto é de autoria do vereador Cristiano Dantas (PTB), e segue agora para sanção do prefeito.

"O Projeto de Lei, ora apresentado, supre uma necessidade de organização urbana do referido logradouro. Nomeando uma Rua com diversas residências, que perante os órgãos municipais, as companhias de distribuição de energia e água e, a empresa de Correios e Telégrafos, atenderá a demanda e dando uma denominação definitiva e não conflitante com as Ruas já nomeadas. Portanto, nada mais justo que homenagear um Ilustre Custodiense, Servidor Público, Militar, com serviços prestados a sociedade", afirma o vereador Cristiano, na justificativa do documento.

MANOEL MARIANO FILHO, nasceu no município de Custódia, no sítio denominado Timbaúba, em 11 de outubro de 1920. Filho de Manoel Mariano e Ana Rodrigues, que tiveram mais dez filhos. Aos vinte e quatro anos de idade seguiu para a capital do estado com a intenção de ingressar na escola de recrutas da Polícia Militar de Pernambuco. Obteve êxito. Empenhou-se nos estudos, pois sabia que para galgar as promoções naquela instituição, tinha que passar também nos testes intelectuais. E assim foi conseguindo receber as graduações por mérito. Foi provido a cabo e logo depois a terceiro sargento. Naquela época um sargento da Polícia Militar podia assumir a função de delegado da Polícia Civil. Aí começou a sua jornada, de volta ao sertão, onde prestou os seus serviços até 1970, quando entrou para o quadro de oficiais da reserva. Dos muitos municípios que trabalhou, podemos citar: São José do Egito, Ouricuri, Exu, Floresta, Barra de Guabiraba, Arcoverde, Sertânia, Tabira e Custódia. Em São José do Egito resolveu constituir família e casou-se com Maria do Carmo Batista. Com ela teve quatro filhos: três homens e uma mulher. Conseguiu chegar ao posto de segundo tenente na ativa e primeiro tenente na reserva. Mais tarde, pouco antes da sua morte, por ter servido em época de guerra, foi promovido ao posto de capitão. Na reserva, viveu alguns anos na capital do estado, por conta dos estudos dos filhos. Na década de oitenta, quando ficou viúvo e os filhos já caminhavam por conta própria, não hesitou em voltar para sua cidade natal. Era um sonho antigo. Construiu uma pequena chácara dentro da cidade, no bairro da redenção, com fruteiras de todas as espécies. Mas não demorou muito e em dez anos já estava cercado por casas, comércios e ruas pavimentadas. Isso não era a sua raiz. Procurou logo um terreno mais afastado do centro e tentou voltar no tempo... Em meio à construção do que seria a sua nova morada, Deus interrompeu seu sonho com um acidente vascular cerebral. Com problemas motores e na fala, ele não conseguia mais exercer as atividades que, apesar da idade avançada, desempenhava com tanto vigor. Nesta rua, onde hoje existe uma casa, que um dia foi um sonho, existe uma placa que precisa de um nome: Rua Tenente Manoel Mariano Filho. Uma forma simples, mas muito válida, de homenagear um cidadão de custodiense que honrou a sua terra.



O Senhor Bonerges filho do homenageado recebeu das mãos do vereador-projetista Cristiano Dantas cópia do Projeto de Lei.


-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.