Plataformas online monitoram atividade de políticos
Ferramenta reuniu dados de parlamentares relacionados à administração pública de tribunais de todo o País
Em ano de eleição, iniciativas que aumentam a transparência do processo eleitoral têm ganhado destaque. Lançado em maio de 2018, o aplicativo Detector da Corrupção traz informações judiciais de 850 políticos. A ferramenta reuniu dados de parlamentares relacionados à administração pública de tribunais de todo o País. Para acessar a plataforma, basta instalar o aplicativo no celular e tirar uma foto da imagem de um político ou buscar pelo nome dele. Então, as informações sobre o candidato aparecem na tela.
Até 15 de agosto, o aplicativo deve registrar os sete mil candidatos a cargos eletivos. Para isso, conta com uma equipe de quatro jornalistas coletando e atualizando dados diariamente. "Queremos que os eleitores possam conhecer realmente em quem estão votando. Quando procurarem, vai estar ali a 'capivara' do indivíduo", diz Maurício Vargas, criador do aplicativo que tem 500 mil downloads.
Vargas relata ter recebido dezenas de ligações de parlamentares após o lançamento do detector. "Muitos questionaram porque acham que algo como improbidade administrativa não é corrupção. O aplicativo mexeu com o Congresso", diz Vargas, que também é fundador do site Reclame Aqui.
Outra iniciativa é o Ranking dos Políticos, organização civil que monitora o desempenho dos 513 deputados federais e 81 senadores desde 2012, data em que foi lançado. O site surgiu após seus fundadores terem encontrado dificuldades para se informar sobre o histórico dos parlamentares, como votações, presenças em sessões e despesas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário