Governadores do Nordeste sentam com Bolsonaro para rever os cortes na educação e retomar obras na região

sexta-feira, maio 10, 2019

Governadores do Nordeste entregaram uma carta de intenções com alguns pedidos para o presidente Jair Bolsonaro, em reunião que aconteceu nesta quinta-feira (09), no Palácio do Planalto. Entre os pontos, estão questões ligadas à educação e a retomada de obras na região. O vice-governador João Leão representou a Bahia na ausência de Rui Costa, que está em viagem nos Estados Unidos.

Os chefes dos executivos estaduais pediram ao governo a renovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que entrou em vigor em 2007 e se encerra nesse ano. Os líderes nordestinos também querem que a União analise as dívidas com os Estados vinda Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef), que recebe recursos dos três níveis de administração pública para investir na educação básica em todo o país. Além disso, foi cobrada uma revisão do corte no orçamento das universidades e institutos federais, que tiveram pelo menos 30% de seu orçamento bloqueados pelo MEC.

Tendo em vista a geração de empregos e a retomada da economia, os governadores também pediram um empenho do governo para a retomada de obras rodoviárias, hídricas e habitacionais na região. Além de Bolsonaro, estiveram presentes na reunião o ministro da Casa Civil, Ônix Lorenzoni, o ministro da Economia, Paulo Guedes, o ministro da Secretaria de Governo, general Santos Cruz, e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.